05.06.12 13:39
1.Dar preferência aos motoristas quando estiverem passando por uma rua onde não há interseção ou faixa de pedestre. 2. Usar a faixa para atravessar a rua, se houver uma próxima. 3.Quando estiver atravessando onde não há sinal, não atravesse derepente na frente de um veículo que não tenha tempo suficiente para parar. 4. Ande do lado esquerdo da rua quando não estiver andado no passeio.
Resposta: Todas as pessoas que circulam pelas vias, estejam elas usando um veículo ou não, são responsáveis pela segurança. Falar no celular na rua é uma atitude que deve ser evitada. Se está com um problema grave, que precisa ser resolvido, pare e resolva. Não atravesse a rua sem se certificar de que o está fazendo em total segurança.
Resposta: O conselho é que você utilize roupas claras para ser melhor viso e, ao atravessar uma via, guarde mais espaço entre você e o veículo em movimento.
Resposta: Colocar esta no lado interior da calçada. Quando não houver calçada, mantenha a criança do lado interno do acostamento. Sempre segurando-a pelo braço.
Além das placas e outros dispositivos de sinalização para condutores de veículos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê o emprego de sinalização para pedestres. As placas de sinalização para pedestres mais comuns são: ‘Trânsito compartilhando por ciclistas e pedestres’, ‘Trânsito de pedestres’, ‘Passagem sinalizada de pedestres’, ‘área escolar’ e ‘Passagem sinalizada de escolares’.
Dirigir usando o telefone celular é um grande risco. E agora não é perigo só para os motoristas. Os pedestres também estão correndo risco de acidentes ao usar o aparelho enquanto andam ou atravessam as ruas. O celular causa perda de concentração e falta de atenção, fazendo com que as pessoas se tornem imprudentes. Valorize a vida!!!
Onde não houver sinalização semafórica procure atravessar próximo ao cruzamento, o mais perto possível da esquina, preferencialmente utilize a faixa de pedestre, quando houver.
Se você precisar atravessar uma rodovia e não houver passarela por perto, procure um local onde possa ver a movimentação dos veículos e ser visto. Jamais em curvas, subidas ou descidas. Olhando bem e vendo se não há problemas: Atravesse bem rápido, em linha reta.
Que o pedestre tem preferência de passagem quando o condutor for ingressar em uma via ?
A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar, olhe bem para os dois lados e estique a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.
Tome cuidado extra à noite - Os riscos aumentam durante estes horários. Motoristas não podem desviar daquilo que não vêem. Ao caminhar à noite, vista roupas e sapatos refletivos ou, se não tiver, leve uma lanterna para que fique mais visível aos motoristas. Não vista roupas escuras e, mais importante, bem iluminadas e tente evitar ruas afastadas, estreitas e escuras. Sempre caminhe do lado esquerdoda rua ou na calçada. Desta forma, motoristas podem vê-lo e não se aproximarão por trás. Quando possível, atravesse a rua em um cruzamento ou na faixa, se houver uma próxima.
Crianças, até por volta dos 9 anos de idade, geralmente não têm condição de julgar e nem experiência para fazer a escolha correta ao lidar com o trânsito. O fato de serem menores dificulta ainda mais a visão para os motoristas. Os adultos precisam ter cuidado especial ao ensiná-las como se sentirem seguras quando estiverem na rua. A supervisão dos pais é crucial até pelo menos os 9 anos. Motoristas também são responsáveis pela segurança de crianças pedestres. Reduza a velocidade em áreas escolares, próximo a parques, e em bairros.
Todo pedestre tem prioridade nas vias, sobre todos os veículos, desde que já estejam cruzando ou sobre as faixas, excetuando-se veículos de emergência com sirenes em funcionamento. A campanha educativa ‘A faixa é do pedestre’ promovida pela SMTT semanalmente, tem o objetivo de alertar os condutores e pedestres para a necessidade de cumprir a legislação no que se refere à garantia do cidadão em se deslocar com segurança.