Fotos: Ascom/SMTT
Trânsito
O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta segunda-feira, 30, a última vistoria às estruturas do Réveillon 2025,...
Ler Notícia Completa >Transporte
O terminal Zona Sul, localizado no bairro Atalaia, passa a ser denominado Terminal de Integração vereador Thiaguinho...
Ler Notícia Completa >09.01.23 18:58
A operação Volta às Aulas é realizada todos os anos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com o objetivo de conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre segurança e boas práticas no trânsito. Nesta segunda-feira, 9, com o retorno das aulas da rede particular, o órgão realizou a primeira ação educativa de 2023, no entorno do Colégio Amadeus, no Centro.
A ação foi desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, que chamou a atenção das pessoas, de maneira lúdica, sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança dentro dos veículos e do respeito à faixa de pedestre, por exemplo. Além disso, agentes da superintendência monitoraram o trânsito no entorno da escola e também fiscalizaram veículos que oferecem o serviço de transporte escolar.
“A programação volta às aulas é feita todo período letivo, tanto das escolas públicas, como das particulares. O objetivo é utilizar essa metodologia lúdica para conscientizar alunos (crianças e adolescente) e os pais sobre a chegada e saída segura das escolas, e assim evitar riscos de sinistros e possíveis congestionamentos”, explica o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
O médico veterinário Jacir Souza foi acompanhar suas filhas no primeiro dia de aula e achou a atividade da SMTT fundamental para controlar o fluxo de pessoas em frente às escolas e garantir a segurança dos estudantes.
“Por ser dia de muito movimento, fica difícil transitar na rua da escola. Tem pais que, infelizmente, na pressa para os filhos não se atrasarem, param em fila dupla e geram um transtorno que deveria ser evitado. É preciso ter consciência e saber usar e respeitar os espaços, principalmente em dias movimentados”, disse.
Para embarcar e desembarcar com tranquilidade na região da escola, o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, orienta os pais e responsáveis a saírem um pouco mais cedo de casa. “É importante que as pessoas sejam conscientes, se programem e saiam um pouco mais cedo de casa para levar seus filhos à escola. Assim, com tranquilidade, o condutor estaciona o seu veículo em local permitido, não faz fila dupla e desembarca seu filho com segurança”, recomenda.
Fiscalização
Durante a ação educativa, agentes da SMTT fiscalizaram veículos que fazem transporte escolar. Os agentes verificaram a documentação dos veículos e dos permissionários e as condições dos automóveis.
A permissionária Patrícia Susar, que trabalha com transporte escolar há 14 anos, aprovou a iniciativa. “Essas ações ajudam a conscientizar as pessoas, e a fiscalização garante o transporte seguro dos alunos”, afirma.