03.11.11 18:11
O Sistema Integrado de Transporte Urbano (SIT) é um sistema baseado em terminais de integração, linhas integradas e passagem única. Foi idealizado com vistas a racionalizar a oferta de serviço com a demanda, tornando-o mais barato para a população. Consiste o mesmo em oferecer serviço em menor intervalo para os bairros com pequena demanda e uma oferta de carros maiores nos corredores onde deve acontecer a "INTEGRAÇÃO" nos terminais fechados.
• Apresenta as seguintes características:
a) Terminais de Integração
O acesso aos terminais de integração pode ser feito de duas formas:
-pela catraca do terminal ou;
- no terminal, o passageiro pode embarcar em outro ônibus sem pagar uma nova passagem (este processo pode ocorrer sucessivas vezes).
b) Linhas Integradas
As viagens podem ser iniciadas ou finalizadas dentro de um terminal ou os ônibus podem simplesmente "passar" pelos terminais.
c) Acesso aos Ônibus
- Fora dos terminais: o passageiro que está na rua, nas paradas de ônibus, paga a passagem dentro do ônibus.
- Dentro dos terminais: o passageiro pode embarcar em qualquer linha que faça integração no terminal.
Obs.: Nos três casos ocorre o embarque ou desembarque de passageiros.
Empresas que prestam serviços de transporte em Aracaju
São 06 (seis) empresas que prestam serviços regulares - S.I.T.:
EMPRESA
FROTA OPERANTE
Viação Progresso Ltda. 57
Viação Halley Ltda. 30
Transporte Tropical Ltda. 99
São Cristóvão Transportes Ltda. 43
V.C.A. – Viação Cidade de Aracaju Ltda. 111
Auto Viação Modelo S/A 55
TOTAL 395
Identificar cada empresa
Cada empresa é identificada por uma cor, conforme descrito abaixo:
• Progresso .................................. azul claro
• Halley ......................................... laranja
• São Pedro .................................. verde claro
• Tropical ...................................... vermelha
• São Cristóvão ............................ amarela
• Cidade Histórica ........................ verde-dourado
• V.C.A. ........................................ amarelo-limão
• Modelo ....................................... lilás
Obs.: O primeiro nº é o prefixo da empresa e os demais correspondem ao nº de ordem do veículo.
• Progresso .................................. 1234
• Halley ......................................... 2345
• São Pedro .................................. 3456
• Tropical ...................................... 4567
• São Cristóvão ............................ 5678
• Cidade Histórica ........................ 7890
• V.C.A. ........................................ 8012
• Modelo ....................................... 9013
Obs.: O primeiro nº é o prefixo da empresa e os demais correspondem ao nº de ordem do veículo.
SISTEMA INTEGRADO METROPOLITANO – SIM
É a integração de todos os conjuntos habitacionais ou bairros, dos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
As empresas que prestam serviço a este sistema:
São 07 (sete) empresas que prestam serviços regulares - S.I.M.:
EMPRESA
FROTA OPERANTE
Viação Halley Ltda. 03
Viação São Pedro Ltda. 13
Transporte Tropical Ltda. 32
São Cristóvão Transportes Ltda. 34
Viação Cidade Histórica 05
V.C.A. – Viação Cidade de Aracaju Ltda. 11
Auto Viação Modelo S/A 15
TOTAL 113
Existem ainda, localizado no município de São Cristóvão, dois terminais de integração metropolitanos, que são:
TERMINAL DE INTEGRAÇÃO EMPRESA
Campus (UFS – B. Rosa Elze – São Cristóvão) Transporte Tropical
Rodoviária de São Cristóvão (Centro) Transporte Tropical
Marcos Freire (Nossa Senhora do Socorro) V.C.A.
Obs.: Terminal Campus .......................................................=> Terminal Gov. Albano Franco
Terminal Rodoviário de São Cristóvão .......................=> Terminal Erundino Prado
Terminal Marcos Freire ...............................................=> Terminal Franklin Ribeiro
AS EMPRESAS NO SISTEMA
A operação das linhas no Sistema é realizada por 09 (nove) empresas que fazem parte de 03 (três) grupos, apresentando a seguinte formação:
• GRUPO PROGRESSO
- Viação Progresso Ltda.
- Transporte Tropical Ltda.
• GRUPO HALLEY
- Viação Halley Ltda.
- Auto Viação Modelo S/A
• GRUPO BOMFIM
- Viação São Pedro Ltda.
- São Cristóvão Transportes Ltda.
- Viação Cidade Histórica
- V.C.A. – Viação Cidade de Aracaju Ltda.
Resposta: Mesmo em curtos trajetos é comum que as crianças durmam, se fizerem isto deitadas no banco, elas não estão seguras. Alguns adultos instruem a criança para que ela deite presa ao cinto com as tiras esticadas, fazendo isto este dispositivo deixará de ser seguro e mesmo em impactos os freadas pequenas mas bruscas ela sofrerá lesões e mesmo morte. O cinto somente é seguro quando utilizado corretamente, e voltando ao soninho das crianças, elas dormirão seguras e com muito mais conforto sentadas nas cadeiras especiais.
Resposta: Numa colisão a 50 km/h, uma criança de 4,5 kg equivale a uma força de 150 kg contra os braços que a seguram.
Resposta: Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros ; grade separando os alunos da parte onde fica o motor no caso de Kombi; Seguro contra acidentes; Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo 7 anos de uso.
O termo ‘baia de ônibus’ se refere à área da pista de rolamento destinada ao embarque e desembarque de passageiros do transporte público, ou paradas de emergência. Nunca deve ser utilizada como estacionamento de qualquer outro tipo de veículo.
Bebês e crianças jamais devem ser transportadas no colo. Além de ser projetada para frente numa colisão, sofrerá esmagamento pelo peso do corpo do adulto, pois, no momento do acidente, a força com que a criança e o adulto são projetados é muito grande, impossível para uma pessoa segurá-la.
Recomenda-se: antes de utilizar o cinto de segurança, observe o peso e altura do seu filho, pois o cinto de segurança do veículo é projetado para um adulto com altura mínima de 1,45 m e peso mínimo de 36 kg. Observe as orientações do fabricante e use semente cadeiras certificadas pelo INMETRO.
O cinto de segurança é desenvolvido para o adulto, com no mínimo 1,45m de altura, portanto não são dispositivos de segurança para as crianças, daí a existência das cadeiras de segurança cujo objetivo é mantê-las seguramente fixas no banco do veículo, e reduzir a incidência e gravidade que a força do impacto gera no corpo humano em colisões, freadas bruscas e violentas, capotamentos, etc.
As crianças de até 1 ano de idade, devem ser transportadas no bebê conforto. Entre 1 e 4 anos, nas cadeirinhas. Já as crianças entre 4 e 7 anos têm que usar o assento de elevação. Crianças até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros usando o cinto de segurança.
Os veículos autorizados a transportar alunos são: Ônibus, vans, vw kombi e embarcações. Em alguns munícipios, onde as estradas são precárias, os departamentos de trânsito autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para o transporte de crianças.
O Transporte de pessoas na parte de carga é proibido. Quando ocorre um acidente com veículos nestas condições o resultado é terrível sempre restam feridos e até mortos.
A maneira como a criança é transportada no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. O acidente de trânsito (que vitima uma criança na condição de pedestre, passageira de veículo e ciclista) é causa líder de mortes por acidentes na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil. Em 2010, 685 crianças morreram como passageiros de veículos e 3.673 foram hospitalizadas, segundo Ministério da saúde.
Um ônibus coletivo substitui aproximadamente trinta e cinco carros individuais.