28.06.23 18:46
Para dar comodidade e tranquilidade ao público do Forró Caju 2023 e manter a mobilidade urbana, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, está realizando uma operação no entorno do evento, que contempla interdições, binário, monitoramento e orientações.
A operação é executada todos os dias, das 17h às 5h30, e agentes da SMTT estão atuando em pontos estratégicos com o objetivo de dar segurança e fluidez ao trânsito. Em cinco dias de festa, nenhuma ocorrência de trânsito grave foi registrada.
E quem está indo à festa ou somente trafegando pelas imediações dos mercados centrais, têm aprovado a operação. A secretária Vânia Pereira é uma delas. “Vim de veículo próprio e foi tranquilo chegar e estacionar o carro. A SMTT está de parabéns pela atuação. Está bastante organizado”, disse.
A técnica em segurança do trabalho, Kamila Cruz, também parabenizou a organização do trânsito no entorno do evento. “Temos visto agentes da SMTT em vários locais e o trânsito está fluindo. As vias estão sinalizadas e cheguei na festa com tranquilidade”, declara.
Segurança viária
A SMTT de Aracaju planeja minuciosamente a operação que será executada nos dias de Forró Caju para garantir a segurança viária. O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que a operação e a atuação dos agentes estão sendo fundamentais para a organização do trânsito na região da festa.
“Fazemos um planejamento no trânsito para que as pessoas cheguem e saiam da festa com tranquilidade e também para quem não vai ao evento, mas trafega pela região. Os agentes estão posicionados em pontos estratégicos não só para fazer as interdições, mas para também auxiliar o trânsito e orientar os condutores. E a operação vem dando certo, tanto que não tivemos ocorrências graves e registros de grandes congestionamentos”, afirma.
Operação
A partir das 17h, um binário no sentido norte da avenida Otoniel Dórea está sendo montado e às 18h se inicia a retirada de veículos estacionados na Praça de Eventos Hilton Lopes.
Os condutores que transitarem pela região dos mercados centrais durante a realização do Forró Caju devem ficar atentos aos pontos de bloqueio localizados nos seguintes trechos: rua Apulcro Mota/travessa Hélio Ribeiro; avenida Otoniel Dórea/travessa Hélio Ribeiro; avenida Carlos Firpo/avenida Coelho e Campos; avenida Simeão Sobral/avenida Antônio Cabral; e avenida Otoniel Dórea/avenida Simeão Sobral.
Trânsito
Agentes da SMTT ministram curso de Direção Defensiva para profissionais do sistema penitenciário
Trânsito
População aprova novo cruzamento semafórico da avenida Tancredo Neves
Trânsito
Público aprova funcionamento do Programa Atende e do Núcleo de Perícia na sede da SMTT
Resposta: - Manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista; - Sinalizar corretamente as conversões; - Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; se houver placa de "dê a preferência", vale a placa; - Quando em marcha ré, retroceder devagar e sempre observando os dois espelhos; - Direção e celular não combinam: além de ser contra a lei atender ligações ao volante, o telefone desvia a atenção do condutor;
Resposta: » Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras. » Reduza a velocidade a um limite seguro. » Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa. » Não fume para evitar o embaçamento do vidro. » Evite freadas fortes. » Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.
Resposta: Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa da esquerda para ultrapassagem.
Em horários de pico é comum vermos veículos fechando cruzamentos, impedindo a fluidez no trânsito. Isso constitui infração gravíssima! As 'caixas amarelas' ou 'marcações de área de conflito', como consta no CTB, são mais um alerta para que o condutor não feche cruzamentos. O não cumprimento dessa regra acarreta uma multa de R$191,54 e sete pontos na CNH.
Falar ao celular enquanto dirige e não dar seta antes de converter são infrações comuns no dia a dia que nos faz até relevá-las de vez em quando, mas é uma inconseqüência que pode gerar graves implicações. Fique atento!
Para sua segurança no trânsito, não esqueça das medidas preventivas - fazer a manutenção periódica do veículo - pneus (calibragem e desgaste), limpador de para-brisas, quantidade de combustível, nível do óleo, condições das pastilhas de freio e funcionamento do motor são alguns dos itens que devem ser periodicamente checados.
Em 13 de setembro de 1899, morreu em Nova York o primeiro homem vítima de acidente de veículo.
Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; Se houver placa de "dê a preferência", vale a placa.
Quando o estacionamento for proibido, a parada deverá ser só para embarque ou desembarque.
Apenas 6% dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via ; 30% dos acidentes têm origem em problemas mecânicos; A maioria dos acidentes, 64% têm como causa, problemas dos motoristas.
Acidentes de trânsito, se comparados com outros tipos de acidentes, representam a principal causa de morte entre crianças de até 14 anos de idade. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da saúde.
Muitos motoristas fazem, mas não é permitido parar o carro sobre a faixa de pedestre. É contra lei.
Pela lei, em caso de acidente, você é o responsável pelas pessoas que transporta em seu carro. Use o cinto de segurança e exija que todos no seu carro também façam. Respeite as leis de trânsito e ensine a seus filhos a respeitá-las.