Open Source Sofware

Busca

Transporte

Prefeitura entrega mais 17 ônibus para a capital e cria novas linhas para atender à população




03.08.22 13:34

 

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta quarta-feira, 3, uma nova entrega de ônibus para compor o sistema de transporte coletivo da capital. O gestor entregou 17 novos veículos - o maior número da sua atual gestão -, qualificando ainda mais a mobilidade urbana da cidade e ampliando os serviços ofertados aos aracajuanos. Inseridos na frota da Viação Atalaia, os ônibus atenderão a nova linha 090 - Campus/DIA, criada pela administração municipal para suprir uma demanda da população, especialmente os universitários, a 007 - Fernando Collor/Atalaia e a 020 - Piabeta/DIA. A nova remessa também contemplará a nova linha 410 - Residencial Horto Santa Maria/DIA, via Ciras, que receberá mais três veículos, na próxima segunda-feira, 8.



"Este é um momento muito importante. Estamos entregando 17 novos ônibus para atender à população e, na próxima segunda-feira, dia 8, mais três veículos entrarão em circulação, totalizando 20 novos ônibus inseridos no sistema de transporte coletivo da nossa cidade. Essa é a maior entrega que nós fazemos neste nosso mandato, de uma só vez. São veículos novos, modernos, adaptáveis, e que, com certeza, vão melhorar ainda mais a mobilidade urbana da nossa cidade, além de trazer mais conforto para as pessoas que utilizam diariamente o transporte público. Estamos melhorando a vida das pessoas que mais precisam", destacou Edvaldo.



O gestor ressaltou que, com a nova remessa, a Prefeitura terá capacidade para melhorar o atendimento em regiões de grande demanda de passageiros, a exemplo do Santa Maria e do Campus da Universidade Federal de Sergipe. "São duas localidades que apresentam problemas nas linhas e que precisam de solução. No caso da nova linha do Campus, inclusive, será possível diminuir o intervalo entre os ônibus que passam, visto que a quantidade de veículos será maior. O mesmo acontecerá no Santa Maria, que também terá uma nova linha. Então, tanto os estudantes, como os trabalhadores, poderão fazer seus trajetos de forma mais rápida e com mais conforto e segurança", enfatizou.



Readequação



Desta nova remessa, 7 veículos serão destinados para a nova linha 090 - Campus/DIA, que entra em operação nesta quinta-feira, 4, em substituição às linhas  060 - Padre Pedro/Campus e 070 - Santa Maria Campus. De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles, a readequação visa assegurar uma atendimento "mais ágil" à população. "As linhas anteriores iam do Campus até o Santa Maria. Nós mudamos para dar um atendimento mais rápido, do Campus para o DIA, então ela vai ter um intervalo muito menor, em torno de 10 minutos para o tempo de espera do pessoal que vai do Campus para o terminal. Lembrando que é um sistema integrado, que passa pelos terminais da zona Oeste e por outros terminais,  e, com isso, a população consegue se deslocar para qualquer parte da cidade, além da região metropolitana", detalhou.



Renato explicou que as demais linhas beneficiadas, 007 - Fernando Collor/Atalaia e a 020 - Piabeta/DIA, também possuem grande demanda de passageiros. "A linha 020, por exemplo, é a que passa pelo Siqueira Campos e, até então, não tinha sido atendida. Além disso, também teremos uma nova linha, a 410 que foi criada neste trabalho de readequação. Nós quebramos as linhas 060 e 070 até o terminal DIA, para manter o atendimento, em especial o Residencial Horto, que é mais distante e, ao mesmo tempo, ter um trajeto menor, encurtando a viagem, já que não precisará mais ir até o Campus. É importante lembrar que todas as linhas se integram nos terminais, garantindo agilidade à população", frisou.



Renovação



Os 17 novos ônibus farão parte da frota da viação Atalaia e se somam aos outros 30 que já foram entregues nos meses de junho e julho, totalizando 47 novos veículos. Todos eles contam com tecnologia de ponta, incluindo trava de segurança nas portas que inviabiliza a partida enquanto elas estiverem abertas. Os veículos também atendem aos requisitos de acessibilidade, oferecendo  conforto e segurança aos passageiros.



A entrega dos veículos faz parte do processo de renovação da frota, iniciado em 2019, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, quando foram entregues 30 ônibus. Em 2020, a administração municipal entregou  mais 41 e em 2022,  já foram entregues 47, totalizando 118 ônibus novos inseridos no sistema de transporte público pela gestão.

Contatos

banner-fala-cidadao3