Open Source Sofware

Busca

Transporte

SMTT, Emurb e Conselho da Pessoa com Deficiência visitam obra do Terminal DIA




19.11.21 18:38


Equipes técnicas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Empresa de Obras de Urbanização (Emurb) e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência visitaram na manhã desta sexta-feira, 19, a obra de ampliação e reforma do Terminal de Integração do Distrito Industrial (DIA), executada pela Prefeitura de Aracaju. O objetivo foi apresentar ao Conselho toda a parte de acessibilidade que está sendo construída na plataforma.  


No projeto de reforma do terminal, consta a instalação de piso tátil, que já foi, parcialmente, implantada, banheiros acessíveis, mapa tátil nos dois acessos ao terminal, sinalização e vagas para cadeirantes ao lado dos bancos. 

Para o presidente do Conselho, Roque Hudson da Fonseca, a primeira visita ao terminal foi proveitosa e o objetivo é garantir o bom trânsito dos usuários do transporte público, em especial das pessoas com deficiência.

"Quanto a essa primeira vistoria observamos que a parte de acessibilidade está dentro da padronização e da legalidade. A obra ainda está em andamento, mas vamos continuar acompanhando o trabalho para que, se houver necessidade, possamos sugerir ajustes até que a obra fique pronta", disse. 

A arquiteta e engenheira da Emurb, Alana Mello, também acompanhou a vistoria e explicou que a obra segue as normas de acessibilidade. “A obra não está finalizada ainda e alguns equipamentos de acessibilidade, a exemplo de mapa tátil e sinalização, ainda não foram instalados em função da obra, mas não foi observado nada irregular", explica.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância do diálogo entre a administração municipal e representantes do Conselho. “A Prefeitura está reformando os principais terminais da cidade e consta em todos os projetos itens de acessibilidade para que todos os usuários do transporte coletivo possam utilizar da melhor maneira as plataformas. E mostrar in loco o andamento da obra aos representantes do conselho é importante também para ouvirmos sugestões e fazermos adequações, caso for necessário”, declara. 

Reforma do Terminal
A obra de reforma do Terminal Dia faz parte do projeto de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Aracaju e está sendo executada a partir de um investimento de cerca de R$2,5 milhões. Nessa fase final de execução do projeto, está sendo feita a fundação com sapatas, aplicação dos pilares, rede de drenagem e estruturas em aço, sistema de proteção contra raios, pintura, rede elétrica, piso em concreto, além da reconstrução do muro que delimita a área do terminal, recuperação do pavimento e aplicação de piso tátil e demais equipamentos que cumpram as normas de acessibilidade.




Contatos

banner-fala-cidadao3