Open Source Sofware

Busca

Transporte

Reforma do Terminal de Integração Zona Sul está 40% concluída




16.06.20 13:24

 

Executada pela Prefeitura de Aracaju no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana, a reforma do Terminal de Integração da Zona Sul, iniciada em fevereiro deste ano, avança e o projeto já está 40% executado. A obra visa garantir segurança e conforto aos usuários do sistema de transporte público que utilizam da capital que utilizam este terminal como plataforma de embarque e desembarque.
 

Até o momento, já foram concluídas a troca dos telhados dos banheiros, os reparos nas calçadas do entorno do terminal, parte da cobertura do terminal e a construção de rampas de acessibilidade. Atualmente, estão sendo executados serviços na cobertura, área interna dos banheiros e piso. 

Nas próximas semanas, começará a instalação de lombofaixas nas ruas laterais ao terminal. Elas darão maior segurança viária aos pedestres e também proporcionarão uma melhor condição de deslocamento às pessoas com deficiência.
 
A empregada doméstica Diva dos Santos, que mora na Zona de Expansão e passa pelo Terminal Zona Sul todos os dias, se mostra animada com a reforma do espaço. “O acesso ao terminal fica complicado, principalmente, quando chove mas, com a reforma, tudo vai melhorar”, disse.  
A ambulante Itamara Silva aprova as melhorias. “O terminal vai ficar bem melhor e mais organizado. Vamos esperar os ônibus com mais conforto. Além disso, o terminal fica numa região turística e quem for visitar Aracaju vai ver um espaço bem mais bonito, o que também é importante para a cidade”, declara.  
Na avaliação do secretário municipal da Infraestrutura (Emurb), Sérgio Ferrari, a obra simboliza um momento importante em que a Prefeitura busca assegurar a implementação de aparelhos de mobilidade humanizados.
 
“É uma reforma que já se aproxima da metade de sua execução e que, ao final, dará um novo aspecto arquitetônico ao terminal, com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, estrutura metálica mais resistente, piso adequado a locais de grande movimentação e outros benefícios que o aracajuano só sentirá quando a obra for entregue”, enfatiza.
Ainda de acordo com o secretário, a reforma representa um aspecto interessante entre todas as obras que integram o Projeto de Mobilidade. “Algumas linhas de ônibus que trafegam pelo corredores viários que tiveram seus pavimentos revitalizados passam pelo terminal Zona Sul e isto confirma o alinhamento das obras do Projeto de Mobilidade”, confirma.
Benefícios
Superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles ressalta a importância da reforma para os usuários do transporte público. “Teremos um terminal totalmente reformado, funcional e com uma comunicação adequada para que os usuários do transporte tenham informações precisas sobre as linhas que passam por esse espaço. Com os corredores de mobilidade e a reforma do terminal, o sistema de transporte público ganha mais agilidade, consequentemente, beneficiando a população”, afirma. 
Sobre a reforma 
A reforma do Terminal de Integração Zona Sul, um dos mais importantes de Aracaju, integra o Projeto de Mobilidade Urbana é resultado de um investimento superior a R$1 milhão. A recuperação do espaço inclui a instalação de nova cobertura, a pavimentação de toda área, com implantação de piso tátil direcional e de alerta, além da reforma dos banheiros e de novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de gás, de alarme e de combate a incêndio.
Este é o primeiro terminal de integração a ser contemplado pelo Projeto de Mobilidade, que conta, ainda, com a construção de um novo Terminal do Mercado e a reestruturação do Terminal DIA.

Contatos

banner-fala-cidadao3