Open Source Sofware

Busca

Transporte

SMTT fiscaliza itens de acessibilidade em veículos do transporte público




09.05.19 17:56

Nilclécio Paixão, supervisor de manutenção da Modelo

Na madrugada desta quinta-feira, 9, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou uma fiscalização na garagem da Viação Modelo, uma das empresas que integram o sistema de transporte público da cidade. A acessibilidade dos veículos foi o foco da vistoria. 

 
Foram inspecionados cerca de 126 veículos. Durante a vistoria, os fiscais conferiram aspectos como o funcionamento do elevador para cadeiras de rodas e as condições dos assentos reservados. Os bancos dos acompanhantes e o espaço reservado para cadeirantes também foram analisados. Os principais problemas foram identificados nas botoeiras, importantes para os passageiros com deficiência visual. Comunicada, a empresa realizará as devidas adequações. Já os elevadores dos veículos da empresa estavam operando normalmente. De acordo com o supervisor de manutenção da Modelo, Nilclécio Paixão, são feitos testes diariamente nos equipamentos, assim como reparos para corrigir problemas apontados pelas equipes que trabalham nos ônibus.  

 
Já o diretor de Transportes Públicos da SMTT, Augusto Magalhães, informa que o objetivo da operação é garantir a melhor prestação de serviço possível aos usuários. “Fizemos a fiscalização durante a madrugada para vistoriar os ônibus antes deles saírem da garagem e também para não prejudicar os usuários. Nosso objetivo foi ver in loco como estão as condições dos veículos e se as normas estão sendo cumpridas, para que haja uma melhor prestação de serviço à população”, disse. 

 
A fiscalização ocorrerá também nas outras empresas que integram o sistema. A população também pode apontar irregularidades nos veículos, através dos canais de comunicação da Ouvidoria da SMTT: ligando para o (79) 3238-4646 ou enviando um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . 


Fiscalização intensificada


A ação de hoje faz parte de uma verificação programada para fortalecer a fiscalização das condições dos veículos que circulam por Aracaju e região metropolitana. Além dos itens referentes à acessibilidade, os fiscais da SMTT aproveitaram para verificar outros quesitos, como faróis, condições dos pneus e itens de segurança. 
 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, afirma que melhorar o serviço do transporte público é uma prioridade da política de mobilidade urbana do prefeito Edvaldo Nogueira. “Estamos trabalhando na implantação do consórcio metropolitano e na licitação do serviço para melhorar a vida dos 200 mil passageiros que são transportados por dia. Paralelamente, atuamos para que as empresas melhorem o atendimento aos usuários, por isso a fiscalização. Fizemos na Viação Modelo e seguiremos com a programação até a fiscalização ser feita em todas as empresas do sistema. E o que for encontrado de irregularidade, exigiremos que sejam feitas as devidas adequações”, explicou.

Contatos

banner-fala-cidadao3