Open Source Sofware

Busca

Transporte

Superintendente da SMTT participa de debate sobre mobilidade urbana




24.03.18 15:00

Fotos: Fabiana Droppa

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Aristóteles Fernandes, participou na noite da última sexta-feira, 23, de mais um “Café com Debate”, evento promovido pelas jornalistas Magna Santana e Kátia Santana. Mobilidade urbana foi o tema dessa edição, que contou também com a participação de especialistas, autoridades de trânsito, ONGs, movimentos sociais e sociedade civil.


O debate foi iniciado pelo diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho. Em sua fala, o diretor defendeu os três princípios básicos do serviço de transporte público de uma cidade. “É preciso ter universalidade, ou seja, ser acessível a todos; continuidade, que significa que todos os bairros devem ser assistidos, com regularidade e se adequando à demanda; e preço acessível, o que garante que todos tenham acesso ao serviço”, disse.


A diretora de Planejamento e Sistemas da SMTT Lucimara Passos também participou do evento e falou sobre a modernização dos semáforos de Aracaju, que trará melhorias para a mobilidade urbana. “Hoje temos cerca de 140 cruzamentos com sinalização vertical e apenas um é inteligente, ou seja, capaz de abrir ou fechar de acordo com a demanda de cada via. Nós já estamos em processo de contratação da empresa para a instalação desse tipo de semáforo em toda a cidade. São os mesmos equipamentos utilizados em grandes e modernas cidades do mundo, como Nova York”, explicou.


O superintendente Aristóteles Fernandes também aproveitou a oportunidade para falar sobre o consórcio do transporte público da Grande Aracaju. “Já temos um reunião marcada para o próximo dia 4 de abril com o governador e os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Nessa reunião iremos ajustar os detalhes para a implantação do consórcio do transporte público por ônibus, a previsão é de que a licitação seja concluída até 2019”, disse.


O gestor aproveitou para elogiar a realização do evento. “O espírito democrático e o diálogo com a sociedade são marcas da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Por isso, desde o dia em que assumimos a SMTT, estamos atentos às demandas da população, procurando trabalhar em consonância com seus desejos. Então estar presente no Café com Debate e ter a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo e de ouvir sugestões foi de grande importância”, avaliou Aristóteles.


Participações


O debate foi enriquecido com as participações do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Alberto Almeida, da diretora da ONG Ciclo Urbano, Sayuri Oliveira, do vereador por Aracaju, Lucas Aribé (PSB), e do consultor de Trânsito Francisco Navarro.

Contatos

banner-fala-cidadao3