Open Source Sofware

Busca

Transporte

Aplicativo CittaMobi é apresentado pela SMTT




12.09.16 14:51

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 12, o aplicativo CittaMobi de itinerário e horário do transporte público no celular. Ele foi apresentado em entrevista coletiva realizada no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT). O serviço já estava em fase de teste na linha 009 - Marcos Freire/Atalaia e agora alcança 36% das linhas.


Presente em diversas capitais do país, o aplicativo proporciona ao usuário de ônibus acompanhar o itinerário das linhas existentes em Aracaju, seus horários, os respectivos pontos, entre outras comodidades. Dessa forma, o passageiro poderá planejar seu deslocamento tendo na palma da mão a previsibilidade do percurso do ônibus que deseja tomar.

 

Entre os benefícios, o aplicativo oferece: consulta rápida e fácil dos pontos de ônibus mais próximos; previsão de chegada do ônibus no ponto; visão do ponto consultado pelo Google Street View e as linhas que passam pelo ponto; informações a respeito da qualidade das previsões dos veículos; comunicação GPS do veículo e status de qualidade das informações da linha; mapa do itinerário da linha; previsão de chegada para os próximos pontos; e função de alarme para quando o ônibus estiver chegando no ponto destino.

 

De acordo com o gerente comercial da empresa responsável pelo CittaMobi, Carlos Sampaio, o aplicativo contribui para a mobilidade das pessoas e no desenvolvimento do serviço do transporte. “É uma ferramenta que permite que a realização de pesquisas sobre a satisfação do usuário, além de abrir um novo canal de contato com a SMTT possibilitando melhora na qualidade do transporte público”, disse.

 

Em entrevista, o superintendente Nelson Felipe reforçou a utilidade do aplicativo para a população. “Estamos oferecendo ao cidadão mais conforto e comodidade, tendo a precisão de horário da chegada do ônibus. Essa é a primeira fase de implantação do aplicativo, em breve todas as linhas de ônibus e ainda novas funções estarão disponíveis”, comentou Nelson.

 

Como utilizar

Para utilizar o aplicativo CittaMobi basta baixar gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store, e para quem tem celulares Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br. O usuário pode gerar um login de acesso para salvar configurações e informações para o acesso rápido aos pontos e linhas mais utilizados.

 

Acessibilidade

O aplicativo CittaMobi  também está disponível na versão CittaMobi Acessibilidade, que fornece informações do transporte público aos portadores de deficiência visual. A ferramenta proporciona independência desses passageiros dentro dos centros urbanos, otimiza e facilita a rotina diária com maior segurança.

 

Previsibilidade

Em países desenvolvidos, a visão cultural sobre o transporte público está muito mais relacionada a eficiência do que agilidade. Por exemplo, em cidades da Europa é comum de se ver ônibus parando em pontos de ônibus vazios e até aguardando seu horário pontual de partida, ou seja, se independente do trânsito, aquele destino vai durar o tempo previamente estabelecido e cumprido diariamente. No entanto, todo cidadão tem acesso através de aplicativos ao trajeto desses ônibus e a previsão de horários das suas linhas, facilitando, desta maneira, o planejamento pessoal para mobilidade. É dessa facilidade que os mais de 230 mil passageiros diários de Aracaju e região metropolitana irão dispor.

 

Contatos

banner-fala-cidadao3