Open Source Sofware

Busca

Transporte

Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência é tema de reunião na SMTT




18.02.16 15:26

 

Fotos - ASCOM SMTT

Na manhã desta terça-feira, 18, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, SMTT, realizou uma reunião com representantes das empresas de transporte público e da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade para discutir a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei 13.146/15). Na ocasião, foram abordadas reivindicações para melhoria da acessibilidade do transporte coletivo e cumprimento da nova norma.

O presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade, Claudio José de Brito, esteve na reunião e destacou os principais pontos para o avanço da acessibilidade e respeito às pessoas com deficiência. “Nos reunimos para resolver a questão da mobilidade urbana nos ônibus. Deficientes deixados nos pontos e elevadores quebrados são alguns dos problemas que enfrentamos”, apontou o presidente.

O diretor de Transportes Públicos, Coronel Péricles Menezes, enfatizou a importância da reunião para o esclarecimento e levantamento das demandas destes usuários. Segundo ele, todos se comprometeram a avançar. “Houve um grande avanço no diálogo e entendimento com as pessoas com necessidades especiais e as empresas. Definimos que haverá um treinamento nos próximos meses para motoristas e cobradores visando a adaptação às novas regras,” afirmou o diretor. Ele ainda reforçou que o trabalho será extenso e com foco na mobilidade, acessibilidade e igualdade de acesso.

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência(LBI) entrou em vigor em janeiro deste ano e garante mais direitos às pessoas com deficiência, além de prever punições para atos discriminatórios. Em seu artigo 48, a lei determina que os veículos de transporte público devem ser acessíveis, de forma a garantir o seu uso por todas as pessoas.

Contatos

banner-fala-cidadao3