SMTT integra campanha Janeiro Branco com palestra sobre saúde mental
26.01.26 16:44
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Segunda, 26 Janeiro 2026 16:44
Cuidar da saúde mental é fundamental para garantir qualidade de vida, bem-estar no trabalho e relações mais humanas no dia a dia. Com esse propósito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoveu, na manhã desta segunda-feira, 26, uma palestra voltada aos servidores. A ação, realizada no auditório da instituição, integrou a campanha do “Janeiro Branco”, que chama a atenção para a importância do cuidado com a saúde emocional, e também fez parte das comemorações dos servidores aniversariantes dos meses de dezembro e janeiro.
O encontro foi aberto pelo superintendente da SMTT, Nelson Felipe, que destacou a importância de fortalecer os laços humanos no ambiente de trabalho e fora dele. “Precisamos buscar ter mais empatia, procurar no outro um suporte, um apoio, e buscar conviver mais com as pessoas, para que possamos ter realmente saúde mental. Vamos começar a olhar mais para o nosso próximo, sejam os nossos colegas de trabalho, familiares, ou qualquer pessoa do nosso convívio. A nossa ideia com essa palestra hoje foi trazer esperança para todos”, afirmou.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Hévilla Santana, que abordou o tema da saúde mental com o objetivo de desmistificar conceitos equivocados sobre o assunto e ampliar a compreensão dos servidores sobre a importância do cuidado emocional no dia a dia. Durante a apresentação, a profissional também realizou uma dinâmica interativa, convidando alguns servidores a lerem frases relacionadas à saúde mental e, em seguida, a debaterem sobre o tema, esclarecendo mitos e verdades.
Além disso, a psicóloga falou sobre autocuidado e destacou a influência das condições de trabalho e das experiências pessoais na saúde mental. “É necessário tirar o estigma da saúde mental como se fosse um transtorno. Além disso, não é preciso ter um diagnóstico fechado para que a gente comece a pensar sobre isso e a se cuidar”, declarou. Hévilla Santana também informou aos servidores sobre as diversas instituições públicas disponíveis para o acompanhamento psicológico, para aqueles que desejarem buscar esse tipo de serviço.
“Quero parabenizar à SMTT por esta iniciativa de trazer esse tema para o ambiente corporativo. Janeiro Branco é uma campanha muito importante porque se não cuidarmos da nossa saúde mental, a saúde física não funciona, a saúde no trabalho e as relações em equipe também não. Janeiro costuma ser o mês em que planejamos a nossa carreira, organizamos a nossa vida, então é importante também darmos atenção à saúde mental”, afirmou.
Avaliação positiva
Entre os participantes, a agente de trânsito Verônica Pinheiro ressaltou a importância do conteúdo apresentado. “A palestra trouxe um importante alerta sobre a necessidade de cuidar da mente e do corpo. Foi destacado que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas uma atitude de cuidado e responsabilidade consigo mesmo. E a palestra também ajudou a esclarecer mitos e verdades do dia a dia, reforçando a importância do bem-estar emocional e da qualidade de vida, assuntos de grande importância que nem sempre recebem a devida atenção”, disse.
Já a servidora Raquel Hardman destacou a necessidade de atenção aos sinais do corpo e da mente. “Como a própria psicóloga falou, quando a saúde mental não vai bem, o corpo dá sinais, e a gente tem que ir percebendo. É sempre bom ter alguém do lado para conversar, se não a pessoa vai acumulando os problemas. Buscar uma ajuda amiga ou de algum profissional pode fazer toda a diferença para a nossa saúde mental”, declarou.