Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura fortalece integração entre órgãos para reduzir sinistros com motociclistas




14.01.26 16:29

Nelson Felipe, superintendente da SMTT Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou na manhã desta quarta-feira, 14, uma reunião com órgãos de trânsito com o objetivo de debater soluções para reduzir o número de sinistros e mortes envolvendo motociclistas na capital. Esse é o terceiro de uma série de encontros que têm sido realizados desde outubro do ano passado, na sede da SMTT, e que têm contado com a participação de órgãos de segurança pública, educação, saúde e representantes de sindicatos.

Segundo dados estatísticos da SMTT, BPtran, BPRv e IML, no ano passado foram registrados 33 óbitos em sinistros envolvendo motocicletas em Aracaju. Esse número representa um aumento de 32% quando comparado ao ano de 2024, quando foram contabilizados 25 óbitos.

O encontro foi conduzido pelo superintendente Nelson Felipe, que durante a conversa com os convidados, relatou diversas situações que acontecem no trânsito e que acabam resultando em sinistros e mortes envolvendo motocicletas. “De todos os sinistros que acontecem, 90% têm como causa o próprio condutor. Somente 6% têm a ver com o veículo. Então a nossa preocupação é o que podemos fazer para dar mais segurança a essas pessoas. Todos temos a nossa parcela de responsabilidade”, disse ele, lembrando ainda que os sinistros geram um alto custo também às redes públicas de saúde.

Os debates terão continuidade em uma próxima reunião, em data ainda a ser marcada, quando serão discutidas as propostas dos convidados a respeito do tema. “A gente pede que todos nos enviem propostas e soluções para que possamos apresentá-las no próximo encontro, discutir as ideias e encaminhá-las a quem pode, de fato, legislar sobre isso”, afirmou.

Uma das convidadas foi a referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, Lidiane Gonçalves, que ressaltou a importância dessa soma de esforços entre os diversos órgãos. “A Secretaria de Saúde, através do Programa Vida no Trânsito, trabalha focada na qualificação das informações referentes aos sinistros de trânsito. E junto à SMTT, iremos disponibilizar esses dados aos outros órgãos, para que possam fazer o planejamento de ações voltadas a esse objetivo da redução de sinistros. A gente sabe que isso interfere na saúde pública, pois os gastos são enormes, então é bom a gente ver aqui propostas que visem reduzir esses sinistros e os seus impactos”, disse.

Quem também esteve presente foi o comandante do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), major Jonatas Lopes. “Nós, do Getam, somos especializados em motopatrulhamento, e trabalhamos diretamente com a fiscalização dos motociclistas, não só em Aracaju, como no estado inteiro. Então vejo com bons olhos essa integração dos órgãos municipais e estaduais, para que haja a redução dos sinistros com motocicletas”, declarou.

Presenças

Estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam); Associação dos Transportadores Escolares do Estado de Sergipe (Astranspe); Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju; Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (DEDT); SMTT de Nossa Senhora do Socorro; SMTT da Barra dos Coqueiros; Viação Atalaia; Viação Modelo; Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax); e Sindicato dos Moto-Táxi, Moto-Frete é Moto-Entrega de Aracaju (Simetafre).