Réveillon dos Sergipanos: Prefeitura assegura organização do trânsito durante a festa da virada
01.01.26 12:22
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quinta, 01 Janeiro 2026 12:22
Agente Matos, coordenador do CCO
Agente Matos, coordenador do CCO
Cerca de 156 mil pessoas, entre aracajuanos e turistas, escolheram a Orla da Atalaia para celebrar a chegada de 2026 durante o Réveillon dos Sergipanos, na noite da última quarta-feira, 31 de dezembro. Para garantir que a festa da virada ocorresse com tranquilidade do ponto de vista viário, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), colocou em prática uma operação especial de trânsito, com atuação intensa dos agentes ao longo de toda a noite e madrugada.
A operação contou com um efetivo de 50 agentes de trânsito, com o apoio de 16 viaturas e oito motocicletas, distribuídos estrategicamente nas principais vias de acesso e no entorno do evento. O trabalho teve como foco principal a segurança viária, a organização do trânsito e a rápida resposta às ocorrências ao longo da realização da festa.
Além da presença dos agentes, a SMTT implantou bloqueios estratégicos na zona sul da capital, especialmente nos acessos ao bairro Atalaia, a partir das 17h da quarta-feira, 31. Para a realização do evento, o trecho da avenida Santos Dumont, entre a rua Milton Dortas e a rua Deputado Clóvis Rollemberg, foi interditado. Ao todo, sete pontos de acesso à Orla da Atalaia foram fechados com manilhas.
Para auxiliar o deslocamento da população, a Prefeitura de Aracaju também disponibilizou corujões e linhas especiais de ônibus na noite da virada, atendendo bairros da capital e da região metropolitana, com o objetivo de garantir o retorno do público após os shows do Réveillon.
Monitoramento
Segundo o coordenador do Centro de Comando e Controle Operacional (CCO) da SMTT, agente Matos, o trabalho dos agentes foi marcado pelo empenho e atenção às demandas que surgiram ao longo da noite. “O evento foi bastante tranquilo. As equipes estiveram empenhadas em sanar todas as demandas e cada agente se dedicou para que a população pudesse chegar ao local do evento com segurança”, afirmou.
O monitoramento foi constante durante toda a noite, até as primeiras horas desta quinta-feira, 1º de janeiro. De acordo com o agente Matos, foram contabilizadas cerca de 27 ocorrências, sendo nove delas entre 0h e 6h da madrugada. Durante a operação, houve um número significativo de veículos trafegando pela avenida Governador Paulo Barreto de Menezes (Beira Mar), onde o congestionamento chegou até o cruzamento com a avenida Murilo Dantas. Já na avenida José Carlos Silva, o fluxo foi menor, mas houve aumento no número de veículos trafegando da região das praias em direção à Orla da Atalaia.
“Diante desse cenário, os agentes realizaram operações constantes no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida José Carlos Silva, além de ações na rotatória da Atalaia, com o objetivo de organizar o trânsito e garantir a segurança de condutores e pedestres. A liberação das vias no entorno do evento teve início por volta das 4h, sendo finalizada aproximadamente às 5h”, explicou o coordenador do CCO.
Fiscalização e ocorrências
Ao longo de toda a noite do Réveillon dos Sergipanos, os agentes da SMTT identificaram diversas infrações de trânsito. Segundo o balanço do CCO, o que mais chamou a atenção foram quatro motociclistas flagrados conduzindo sem capacete e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um desses condutores ainda transportava mais duas pessoas na motocicleta, todas sem capacete.
Também foram observadas outras infrações, como uso de celular ao volante, condutor sem cinto de segurança, além de embarque e desembarque de passageiros em local proibido, entre outras irregularidades.
O agente Matos destaca ainda que, durante a operação, cerca de seis veículos foram removidos na área do evento. “Houve também uma suspeita de embriaguez, informada por um pedestre, que relatou a presença de um condutor dormindo ao volante no meio da via. As equipes foram acionadas, mas o veículo não foi localizado”, disse.