SMTT de Aracaju já emitiu mais de 780 cartões de estacionamento para PcDs neste ano
03.12.25 17:56
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 03 Dezembro 2025 17:56
Solange Silva, coordenadora do Núcleo de Perícia da SMTT
Solange Silva, coordenadora do Núcleo de Perícia da SMTT
O Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência é celebrado nesta quarta-feira, 3, e a Prefeitura de Aracaju tem entre suas prioridades oferecer mais dignidade às pessoas com deficiência. Somente este ano, até o final de novembro, a gestão municipal, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já emitiu 785 cartões de estacionamento para PcDs, garantindo o uso das vagas exclusivas em áreas públicas e privadas.
O procedimento para obter o cartão é simples, mas requer a apresentação de documentos. A pessoa interessada deve se dirigir ao setor de Perícia da SMTT, na rua Roberto Fonseca, nº 200, no bairro Inácio Barbosa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 h às 17 h. É preciso levar relatório médico especificando a deficiência, além de documento de identificação e comprovante de residência.
Depois da verificação dos documentos, é feito o agendamento para a perícia. Na data marcada, o solicitante deve retornar ao setor, levando documento de identificação. No local, ela passará por avaliação médica e, se o pedido for aprovado, o cartão é emitido sem custo e fica pronto em poucos dias.
A coordenadora do Núcleo de Perícia da SMTT, Solange Silva, ressalta que o cartão atende diferentes condições de deficiência, como física, mental, visual e auditiva, além de fibromialgia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esses cartões facilitam a qualidade de vida, porque às vezes a pessoa precisa ir a uma farmácia, um supermercado, ela já tem a dificuldade da locomoção, então ter esse cartão é a certeza de que ela vai chegar no estabelecimento e vai ter a disponibilidade de um local para colocar o seu carro com mais rapidez”, disse.
Ampliação do atendimento
Para atender melhor quem precisa do cartão de estacionamento para PcDs, a SMTT ampliou o atendimento no Núcleo de Perícia Médica, oferecendo mais agilidade e conforto às pessoas que passam pela avaliação para obter a credencial. Antes, os atendimentos aconteciam apenas de terça a quinta-feira. Desde 1º de novembro, passaram a ser realizados de segunda a sexta-feira, a partir das 7 h, na sede da SMTT.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Perícia Médica, Solange Silva, a mudança foi necessária devido ao aumento da procura, especialmente entre pessoas neurodivergentes, com o objetivo de reduzir prazos e melhorar o acolhimento.
Atualmente, três modalidades de avaliação são oferecidas, cada uma voltada a um grupo específico. De segunda a sexta-feira, uma psicóloga, em parceria com um psiquiatra, atende as crianças neurodivergentes, incluindo aquelas com TEA, e também as demandas relacionadas à deficiência mental, que representam o maior número de casos.
Já nas segundas e terças-feiras, um médico atende as pessoas com deficiência física, visual ou auditiva. Já nas quartas, quintas e sextas, o atendimento é feito por um médico psiquiatra, responsável principalmente pelas avaliações das pessoas com deficiência mental, maior grupo atendido atualmente.
Solange explica que a ampliação tornou o agendamento mais rápido. “A gente está acelerando esse processo de perícia para tentar dar mais qualidade de vida àquelas pessoas que precisam, porque hoje em dia a gente sabe que o número de pessoas com deficiência vem aumentando, inclusive o número de estacionamentos para as pessoas com Transtorno do espectro autista. Estamos tentando agilizar o máximo possível para diminuir a lista de espera, porque sabemos da necessidade de quem procura o serviço”, declarou.