Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura de Aracaju garante trânsito seguro durante circuito do Ironman 70.3




30.11.25 16:43

A manhã deste domingo, 30, trouxe uma movimentação especial para Aracaju. Atletas, familiares e espectadores se espalharam pela Orla da Atalaia para acompanhar o Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da América Latina. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), garantiu a fluidez no trânsito nas imediações do evento esportivo desde as primeiras horas do dia.

Mais de dois mil competidores participaram da prova de triatlo, e, para atender ao fluxo de pessoas e veículos na região da Orla da Atalaia e nas avenidas Tancredo Neves e Beira-Mar, a SMTT mobilizou um efetivo de 50 agentes, distribuídos em 16 viaturas, 14 motocicletas e equipes operacionais que iniciaram os trabalhos ainda na madrugada. Com 22 pontos estratégicos de bloqueio, a atuação garantiu orientação aos condutores e segurança aos atletas, pedestres, e ao público que assistia à competição. O trânsito também foi monitorado pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da SMTT, com agentes a postos para o caso de intercorrências.

A operação estruturada pela SMTT chamou a atenção de quem participou e de quem acompanhou o evento. O triatleta mineiro Vinícius Cassimiro, de 50 anos, veio de Belo Horizonte (MG) e foi um dos primeiros a completar a prova. Ele afirmou que se sentiu seguro durante todo o percurso. “Eu parabenizo a SMTT pela organização do trânsito no evento. Foi tudo sensacional, não teve nenhum problema. O trânsito muito bem coordenado, muito bem controlado, todo mundo respeitando, tanto os pedestres quanto os motoristas. Só tenho elogios para esta cidade e para o evento, tomara que sempre se repita”, disse.

A nutricionista esportiva Andréa Gonçalves, 50, acompanhou a prova e torceu bastante pelos atletas. Ela também destacou a organização e a segurança viária. “Estou sempre aqui nesse mundo do esporte, e é muito importante a gente ter segurança para poder fazer as provas com o melhor desempenho possível. E o Ironman, que é essa prova gigante, contou com a SMTT, melhorando a vida dos atletas e de quem veio assistir. Eu saí de casa e a mobilidade estava super tranquila, cheguei aqui e pude torcer pelos meus atletas”, declarou.

O estudante Breno Wagner, 25, também é atleta, mas desta vez foi ao evento só para assistir. “Sou maratonista, mas não estou correndo o Iron hoje. Vim aqui para prestigiar meus amigos que estão correndo. Observei que o trabalho da SMTT foi muito bem feito, está tudo muito bem organizado, trânsito fluindo, a gente consegue acessar as vias de forma mais rápida para vir para cá, o que facilita para o público geral e traz segurança para os atletas”, afirmou.

O estudante Thalysson Kelson, 22, disse que “a SMTT e todos os órgãos estão trabalhando juntamente com a organização do evento, principalmente no fechamento das ruas, que foram muito bem sinalizadas, muito bem fechadas para que esse evento ocorresse da melhor forma possível”.

O coordenador de Trânsito da SMTT, Walter Faro destacou que toda a operação ocorreu conforme o planejado. “Finalizamos a segunda edição do Ironman Aracaju. O evento foi um sucesso. Iniciamos com os bloqueios no sábado à noite, em diversos pontos estratégicos, com nossos agentes presentes nesses locais. Tivemos uma movimentação intensa, mas tudo correu com normalidade. Nossos agentes garantiram a segurança e a fluidez nos percursos da prova. Queremos parabenizar a todos os competidores que estiveram aqui hoje”, disse.
Bloqueios e monitoramento

A Avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, foi um dos trechos mais movimentados, com bloqueio total no sentido Praias–Centro e interdição parcial na direção oposta. Já a avenida Inácio Barbosa recebeu atenção especial por conta da etapa de ciclismo, permanecendo completamente fechada para garantir segurança aos atletas.

Na Avenida Tancredo Neves, o trânsito ficou em meia pista a partir do cruzamento com a Avenida Beira-Mar até o retorno em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), com retornos bloqueados e circulação permitida apenas pelos viadutos.

Dados Estatísticos

Edital de Autuações

Contatos

banner-fala-cidadao