Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Pais reconhecem importância de ações educativas da SMTT em frente às escolas




21.02.25 19:40

Pais de alunos de uma escola particular da capital, aprovaram a ação educativa promovida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju. A iniciativa, realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro, atendeu a um pedido da comunidade escolar e teve como objetivo conscientizar sobre a importância do respeito às regras de trânsito para garantir a segurança de todos.

 

A atividade contou com a participação do Grupo Cones de Teatro, da CET, que realizou abordagens lúdicas e educativas com alunos e pais. Enquanto isso, agentes de trânsito orientaram motoristas sobre a necessidade de evitar o estacionamento em filas duplas, prática que compromete o fluxo de veículos e a segurança de pedestres e condutores. Inicialmente, as abordagens tiveram caráter educativo, mas os agentes alertaram que futuras ações de fiscalização serão intensificadas no local.

 

Os pais dos alunos reconheceram a relevância da ação e elogiaram a presença da SMTT no local. A empresária Islaine Isídia Santos Almeida, 31, ressaltou a importância da segurança para os pedestres. “A gente que tem bebê indo e voltando tem que ter segurança para poder passar. Normalmente os pais são muito educados, mas quando vamos passar na faixa de pedestre, temos que estar sempre observando, porque às vezes os motoristas dos carros não olham. Acredito que com esta ação da SMTT vai melhorar bastante. Com os agentes orientando aqui, com certeza teremos um trânsito melhor, mais calmo e mais respeitoso”, afirmou.

 

O profissional de Educação Física Wedison Venâncio da Silva Cabral, 33, destacou o impacto positivo da iniciativa na fluidez do trânsito em frente à escola. “Quase todos os dias, aqui em frente, fica engarrafado. Tem carros que param no meio da rua, ninguém consegue passar direito. Tudo isso é um transtorno para a gente que vem pegar filho na escola, e incomoda até quem mora aqui próximo. Hoje a SMTT veio fazer essa ação e vimos que já mudou totalmente, estamos com mais liberdade e mais segurança para transitar com nossos filhos e atravessar a rua. A gente sabe que são muitas pessoas circulando aqui ao mesmo tempo, e tem que organizar, é algo que é possível de se resolver”, declarou.

 

A professora universitária Ana Paula Gusmão, 42, reforçou a necessidade de continuidade dessas ações. “A nossa principal dificuldade aqui é parar para estacionar, porque muitos motoristas fazem faixa dupla e até faixa tripla. Então existe uma reclamação antiga, nossa, para tentar regularizar isso. Essa é uma medida educativa importante para sensibilizar as pessoas em relação ao respeito à faixa de pedestre, respeito ao local correto de estacionamento, e tem que ser repetida outras vezes. A SMTT está de parabéns e espero que continue com esse trabalho”, disse.

Contatos