12.12.24 12:24
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Aracaju, erguido na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi inaugurado no último dia 1º de outubro, e desde então tem sido uma importante ferramenta de prestação de serviços aos cidadãos aracajuanos. O CCO, resultado de um investimento de R$ 1,5 milhão, está estruturado numa sala de 670 m² e dispõe de recursos tecnológicos de ponta, com os quais os profissionais têm acesso às imagens do sistema de videomonitoramento do município em diversos pontos da capital.
Nessa nova estrutura, a Prefeitura integrou a SMTT, a Guarda Municipal e a Defesa Civil, de modo a garantir uma resposta ainda mais rápida efetiva a demandas relacionadas ao fluxo do trânsito, acidentes, segurança pública e até mesmo questões climáticas, com o monitoramento de chuvas e outros fenômenos naturais. Em dois meses de funcionamento, o CCO já registrou 641 ocorrências por meio do videomonitoramento, como colisões, choques, atropelamentos, quedas.
De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, a Prefeitura segue avançando na instalação de câmeras do sistema videomonitoramento. “Já estamos com o corredor da avenida Hermes Fontes totalmente fechado, com 23 câmeras, e estamos terminando as instalações no corredor da avenida Beira Mar. Em breve vamos iniciar o corredor do Jardins, partindo da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral até o centro da cidade”, explica.
As imagens registradas pelas câmeras são armazenadas por um período de 60 dias. O superintendente destaca que, com o monitoramento realizado pelo Centro de Controle Operacional, a Prefeitura de Aracaju tem verificado uma diminuição do tempo-resposta para as ocorrências. “Muitas vezes, quando acontece algum acidente nas vias, a gente já consegue verificar pelas câmeras o local do ocorrido e já encaminha uma equipe. Não precisa haver o acionamento da nossa central, através do número 118. A gente está com uma proatividade maior. Além disso, nós também podemos verificar onde está havendo um maior congestionamento na cidade, e enviar equipes a esses locais para fazer com que o fluxo de veículos melhore”, afirma.
Auxílio ao cidadão
Os cidadãos aracajuanos também podem se valer das imagens monitoradas pelo Centro de Controle Operacional, caso precisem de provas para elucidar a ocorrência de algum acidente de trânsito, como destaca Silvio Prado.
“Em situações relacionadas a colisões no trânsito e infrações o próprio cidadão pode vir aqui e solicitar as imagens. Se alguma das nossas câmeras tiver filmado aquela colisão, por exemplo, isso auxiliará a pessoa que está precisando daquela prova material para se defender, para junto à Justiça conseguir convencer e provar de quem é a culpa pelo acidente de trânsito. Então a gente abre as portas para a população. Nós orientamos que a pessoa solicite de maneira formal, que se possível já venha com o Boletim de Ocorrência, para que, na medida do possível, a gente forneça as imagens e ela consiga provar a materialidade do que aconteceu naquela situação específica”, explica.
Maior integração
Dentro do Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Aracaju trabalham tanto agentes da SMTT, como também da Guarda Municipal de Aracaju, em uma ação colaborativa entre os dois órgãos. A previsão é que, em breve, profissionais da Defesa Civil também estarão atuando no local, para um melhor monitoramento da ocorrência das chuvas.
“A Guarda já trabalha aqui de maneira integrada, com todas as viaturas. A interlocução ficou mais fácil, a comunicação está melhor e todas as ocorrências que são monitoradas e atendidas pelo Centro de Controle Operacional têm uma integração muito grande das forças municipais e uma interlocução melhor com as forças estaduais”, salienta.
Segundo o superintendente, outros órgãos, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, e Secretaria de Segurança Pública, têm procurado o CCO com maior frequência para acesso às imagens das câmeras, para que haja a elucidação de colisões e de crimes ocorridos na cidade.