Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Ironman 70.3: atletas elogiam organização da cidade e logística da Prefeitura de Aracaju




25.11.24 16:46

 

A capital sergipana recebeu, pela primeira vez, o Itaú BBA Ironman 70.3, a maior competição de triatlo da América Latina. Com a presença de mais de 1.100 atletas de 12 países, a cidade se consolidou como um importante polo de turismo esportivo, encantando os participantes pela sua beleza, organização e pela receptividade da gestão municipal.

 
Em uma prova que exigiu resistência física e mental, os triatletas enfrentaram um percurso desafiador: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A cada etapa, os atletas foram acompanhados por uma infraestrutura impecável, que destacou a importância da logística planejada pela Prefeitura de Aracaju para a realização do evento.
 
 
Atletas de diferentes partes do Brasil e do mundo não pouparam elogios à cidade, destacando a limpeza, a organização e a beleza dos cenários onde a prova foi disputada. “É uma cidade bem acolhedora, uma população muito acolhedora, a gente sai na rua e encontra as pessoas sempre solícitas, sempre alegres e dispostas a orientar, a mostra onde tem os espaços para a gente conhecer um pouquinho mais de Aracaju. A prova foi super aconchegante, o local maravilhoso. A gente nadou no encontro do rio com o mar, um lugar maravilhoso. A largada foi às 5h30, a gente pegou aquele nascer do sol lindo, pegamos o vento típico daqui da região litorânea. A gente gosta de competir, e não tem coisa mais prazerosa do que competir em um lugar bonito. Eu fiz toda a prova no ritmo que eu pretendia fazer e a vibração da plateia, o público aqui incentivando, foi uma das coisas mais marcantes nesse campeonato”, afirmou Arthur Santos, de 33 anos, atleta de Belo Horizonte (MG).
 
 
Para o triatleta paulista Guilherme Moraes, que veio pela primeira vez a Aracaju, a experiência na capital sergipana foi igualmente memorável. “Achei a cidade maravilhosa, que tem uma orla muito bonita, e acho que esse evento vai ajudar a fomentar o turismo aqui, porque as pessoas vão falar o quanto essa cidade é fantástica. Essa é a primeira vez que eu participo do Ironman, e eu escolhi Aracaju justamente por ser a primeira vez que o campeonato ia acontecer aqui. Então eu topei esse desafio. Valeu a pena demais, a organização foi muito bacana, no meio da prova a gente presenciou que teve muito apoio logístico de muita gente, estava realmente muito organizado, inclusive na parte de segurança”, declarou.
 
 
Já o atleta aracajuano Felipe Soares Sobral, de 38 anos, que atualmente mora em Lagarto, disse estar se sentindo em casa. “Participar deste evento aqui em Aracaju é totalmente diferente porque, o primeiro Ironman 70.3 que eu participei foi em Fortaleza, e agora aqui é uma coisa mágica, tanto pelas belezas naturais que a gente tem, com a orla mais bonita do Brasil. Ao fazer a prova aqui, a gente se sente em casa, a gente conhece os locais onde acontecem as etapas. Deu para treinar in loco. E sem falar que os amigos e a família vêm prestigiar, e aí fica tudo mais fácil. Acredito que Aracaju está em pé de igualdade com todas as cidades onde acontecem o Ironman 70.3. É uma cidade muito bem organizada, bonita, foi uma competição mágica e a população abraçou. Todos os locais em que a gente ia, eu ouvia as pessoas comentando que estava acontecendo o Ironman aqui. Para o comércio foi sensacional, os hotéis lotaram. No shopping eu vi pessoas com camisas de assessorias de corrida ou de triatlo. Foi algo sensacional”, disse.
 
 
Quem também ficou satisfeita foi a atleta Karina Cecília, de Recife (PE). “Gostei da competição, achei bem organizada, e adorei a cidade, principalmente a Orla, achei linda. Quero voltar mais vezes. O fato de a cidade ter uma paisagem legal ajuda também na competição. Achei a orla bem organizada, eu vi que ela fica fechada de manhã para o pessoal treinar, achei isso fantástico, pois em Recife não é assim.
 
 
A Prefeitura de Aracaju, que assegurou apoio logístico para a realização do evento, não apenas garantiu a segurança e mobilidade urbana durante o Ironman, mas também estimulou a economia local, com o aumento de turistas e o movimento em restaurantes, hotéis e comércios. O evento, que contou com a colaboração de diversas entidades locais, fortaleceu ainda mais a cidade como destino turístico e esportivo.
 
 
Além disso, a prova classificou 45 atletas para o Ironman 70.3 World Championship 2024, que será realizado em Marbella, na Espanha, nos dias 8 e 9 de novembro de 2025. Essa oportunidade, somada à participação de triatletas de alto nível, atraiu ainda mais atenção para Aracaju.
 
 
Ironman 70.3

O Itaú BBA IronMan 70.3, realizado neste domingo, 24, em Aracaju, é a maior competição de triatlo da América Latina e conta com o total apoio da Prefeitura de Aracaju, no que se refere à logística, segurança e mobilidade urbana.
 
 
A prova atrai atletas de diversos países para a cidade, movimentando a economia local e fortalecendo, ainda mais, o posicionamento da cidade como um polo de turismo esportivo, fomentando a prática do esporte entre os atletas locais.
 
 
Englobando 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, participam mais de 1.100 atletas de 12 países: Brasil, Argentina, Espanha, Japão, Holanda, Polônia, Portugal, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e Armênia.
 
 
A prova iniciou às 5h30, com a etapa da natação, no antigo atracadouro de balsas, ao lado da ponte Joel Silveira, no bairro Mosqueiro. Em seguida, os atletas seguem para a etapa de ciclismo, percorrendo a rodovia SE-100 e as avenidas Inácio Barbosa, Santos Dumont, Beira Mar e Tancredo Neves, finalizando na Praça de Eventos da Orla da Atalaia com a etapa da corrida.

Contatos