Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Prefeito Edvaldo anuncia ampliação da Área de Proteção para a Prática de Ciclismo e Corrida




24.11.23 18:12

 


O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta sexta-feira, 24, uma série de novidades para a área de proteção destinada ao ciclismo na Orla da Atalaia, que passa a ser denominada “Área de Proteção para a Prática de Ciclismo e Corrida”. Para garantir aos atletas que frequentam o local ainda mais conforto e segurança, a Prefeitura de Aracaju dedicou a área também aos corredores e ampliou o percurso reservado à prática dessas duas modalidades esportivas, o qual passa a totalizar 7 km de extensão, considerando ida e volta, no trecho da avenida Santos Dumont compreendido entre o estacionamento da Cinelândia e o farol da Coroa do Meio (sentido praias/Centro).


A partir deste sábado, dia 25, a interdição da via para esta finalidade ocorrerá às terças e quintas-feiras, das 4h30 às 6h30, aos sábados, de 5h às 10h, e agora também nos feriados em dias úteis. Ao elencar as novidades, o prefeito destacou que essa iniciativa inovadora da área de proteção foi implementada por sua gestão, em 2017, com o intuito inicial de incentivar a prática do ciclismo, a partir da criação de um espaço dedicado a essa modalidade na cidade.


“Este é um momento muito importante. Há cerca de três meses, decidimos que faríamos esta ampliação, e, desde então, nos debruçamos em estudar as melhores formas para que a medida se tornasse, de fato, eficiente. Chegamos a este novo formato, que começa a funcionar já neste sábado, com a ampliação do percurso para sete quilômetros e com a gerência da área passando, agora, a ser de responsabilidade da Diretoria de Orlas e Parques, da Emsurb. Além disso, o local passa a ser destinado oficialmente, também, para os corredores, tendo agora uma nova nomenclatura, e oferecerá, ainda mais estrutura e comodidade, com a colocação de banheiros químicos na área para que os atletas possam utilizar”, afirmou Edvaldo.


Outra mudança anunciada pelo prefeito para a área é a ampliação dos dias de funcionamento que passa a ocorrer, também, nos feriados que caiam em dias úteis. “Isso significa que, além das terças, quintas e sábados, a área de proteção também abrirá nos feriados, permitindo que os adeptos das modalidades esportivas possam usufruir da área, também neste dias, com toda a segurança necessária”, completou o gestor acrescentando que a mudança pela qual passará a área visa ampliar o diálogo com clubes e atletas, para melhor atender as demandas dos corredores e ciclistas e tornar a área mais atrativa para a prática esportiva.


“Portanto, fico muito feliz de poder anunciar essas inovações para uma área que foi criada no início da nossa gestão, em 2017, e que reflete o sucesso que ela se tornou. Tenho certeza de que todas as melhorias que implementamos melhorarão ainda mais a experiência de quem frequenta a área de proteção naquela orla que está linda e que ficará ainda mais”, completou Edvaldo.


Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, a ampliação da área de proteção destinada à prática esportiva contribui para o fortalecimento das ações de fomento ao esporte na capital sergipana já realizadas pela gestão municipal. “Hoje é uma data muito feliz para nós e para os praticantes dessas modalidades. Nos dias em que a área está reservada é uma grande festa para os atletas, e, sem dúvida, essa decisão do prefeito é muito acertada, pois democratiza o esporte e amplia ainda a participação da comunidade na área de proteção”, ressaltou.


Para garantir mais comodidade aos atletas que utilizam o local, a Prefeitura, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), manterá à disposição da população dez banheiros químicos no percurso reservado à prática de ciclismo e corrida. Será responsável por coordenar a área a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb, órgão que já administra toda a Orla da Atalaia.


Conforme o diretor do órgão, José Olino Neto, as medidas anunciadas pelo prefeito representam uma evolução da área de proteção implementada há seis anos, que passa agora a contemplar também os praticantes de corrida. “É uma medida muito importante, que visa garantir o bem-estar de todos os que utilizam aquela área e estimular ainda mais a prática esportiva e, consequentemente, fomentar o turismo naquela região”, ressaltou.


O diretor da Emsurb ressaltou ainda que para realizar eventos na área destinada à prática esportiva na Atalaia é necessário solicitar de maneira prévia autorização do órgão municipal. “Essa é uma medida que já vale para toda a extensão da Orla e que reforçamos aqui essa necessidade de protocolar junto à empresa municipal o interesse em utilizar a área com uma antecedência mínima de 15 dias, para que possamos nos planejar e evitar que haja choque entre eventos ou qualquer tipo de transtorno à população”, explicou.


Além de administrar a área de proteção, caberá também à diretoria fazer a interdição da via em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “A SMTT já atuava na área de proteção, às terças, quintas e sábados e, agora, junto com a Emsurb, fará o bloqueio de uma área maior, trazendo mais segurança e conforto para os atletas que vão treinar na localidade, agora, com o incremento do feriado”, explicou o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, acrescentando, também, como se dará a orientação dos veículos que circularem pela região durante os horários de fechamento da área. “ Os agentes da SMTT e funcionários da Emsurb farão o bloqueio da área, deixando a via livre da circulação de veículos para os atletas. Então, os motoristas devem prestar bastante atenção e ficar atentos à programação desta atividade esportiva às terças, quintas, sábados e feriados”, frisou.


“Medidas espetaculares”
As medidas anunciadas pela gestão municipal agradaram os atletas, que compareceram ao ato. A presidente da Federação Sergipana de Atletismo, Ethel Menezes é um exemplo. Para ela, com as inovações, a área de proteção se tornará “mais confortável”. “Realizamos diversas competições naquela região e, desta forma que foi divulgada, com a ampliação do percurso e largura, ficará bom para todo mundo, para os clubes de corridas e para os ciclistas. As medidas são espetaculares, principalmente com relação a ampliação dos dias e da extensão do percurso”, avaliou.


Da mesma forma, o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Johan Rodrigues, considerou as medidas como “benéficas”. “São mudanças que contribuem tanto para a proteção do ciclista, que quer fazer a prática do esporte na orla, como também para o corredor que ganha um espaço adequado também. Então, é uma iniciativa que fomenta a prática de esportes na cidade, mas que também assegura a efetividade da ação”, pontuou.


Participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, representando o governador Fábio Mitidieri; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; os vereadores Fabiano Oliveira, Breno Garibaldi e Zezinho do Bugio; além de secretários municipais e representantes de clubes e assessorias esportivas.


Contatos

banner-fala-cidadao3