Open Source Sofware

Trânsito

SMTT promove blitze educativa sobre transporte de crianças em motocicletas




09.06.21 16:17

Em vigor desde o dia 12 de abril, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contemplam novas medidas de segurança para o transporte de crianças em motocicletas. Para fortalecer a disseminação dessas informações e levar uma mensagem à população sobre segurança viária, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou nesta quarta-feira, 9, uma blitze educativa.



O endereço escolhido para realizar a primeira ação foi a avenida Paulo Figueiredo, na divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro. A escolha do local foi estratégica, segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles.


“Por essa via passam milhares de motociclistas todos os dias, se deslocando entre a capital e a cidade vizinha. É um tráfego intenso de veículos sobre duas rodas e que merece a nossa atenção em atividades como esta”, explicou.



A mudança no CTB aumentou a idade mínima do transporte de crianças de sete para dez anos, e manteve a exigência do uso do capacete de segurança que, conforme o artigo 54 do Código, também passam por rigorosos testes, como: impacto, sistema de retenção e viseira.



Elogios à iniciativa
O promotor de vendas Samuel Cardoso tem uma filha de nove anos, mas diz que já evitava transportá-la em moto mesmo antes da mudança nas normas. “Eu uso a moto para trabalhar, mas sempre evitei ao máximo colocar minha filha na garupa, procurava outros meios, porque sei dos riscos e de como ela fica mais vulnerável. Acho que a mudança na lei é bem-vinda”, opinou.



Samuel foi uma das pessoas abordadas pela equipe da SMTT durante a blitze educativa. Agentes de trânsito distribuíram informativos para os motociclistas, junto com a equipe de Educação Para o Trânsito da superintendência.

Quem transporta criança menor de dez anos em motocicleta, motoneta ou ciclomotor está sujeito a multa de R$293,47 (infração gravíssima) e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Mas, durante a ação desta quarta-feira, as abordagens tiveram caráter educativo.  



A tosadora Flávia Batista dos Santos passou pelo local em sua motocicleta e elogiou a ação da SMTT. “É importantíssimo divulgar mais a informação, pois essa mudança é recente e, infelizmente, ainda há muito descuido com as crianças em motos”, disse.


Opinião semelhante teve a promotora de vendas Neire Silva. “As crianças são nosso bem maior. Toda ação que venha a aumentar a proteção delas, é válida”, comentou.



O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, ressalta a importância do respeito à nova regra de trânsito. “Estaremos realizando durante este mês blitzes educativas para levar informação à população, mas é importante ressaltar que a nova regra de trânsito já está em vigor. Então a legislação deve ser respeitada”, alerta.



Programação educativa
Durante o mês de junho, a Coordenadoria de Educação Para o Trânsito da SMTT vai concentrar seus esforços em ações voltadas a motociclistas. Confira abaixo as datas e locais das próximas ações:



10/06 (quinta-feira)
Horário: 7h
Local: Avenida João Rodrigues

15/06 (terça-feira)
Horário: 8h
Local: Avenida Otoniel Dórea

16/06 (quarta-feira) Blitze educativa
Horário: 8h
Local: Avenida Paulo VI

17/06 (quinta-feira)
Horário: 7h
Local: Avenida Augusto Franco

22/06 (terça-feira) Blitze educativa
Horário: 8h
Local: Avenida Mário Jorge Vieira

23/06 (quarta-feira)
Horário: 7h
Local: Avenida José Carlos da Silva

24/06 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Avenida Euclides Figueiredo (entrada do Soledade)

29/06 (terça-feira) Blitze educativa
Horário: 8h
Local: Avenida Euclides Figueiredo (Orla do Porto Dantas)

30/06 (quarta-feira)
Horário: 7h
Local: Avenida Tancredo Neves

telefones-home620

banner-fala-cidadao3