Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Prefeitura atua para melhorar a mobilidade urbana na zona Norte




18.10.19 19:49

Com o desenvolvimento da cidade e a consequente expansão populacional, são necessárias soluções criativas para organizar a mobilidade urbana. Assim, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem atuado desta forma em relação à zona Norte da capital, notadamente uma das áreas em maior crescimento, ao readequar itinerários do transporte público, criar novas rotas, sinalizar vias e organizar o tráfego.


 
Compreendendo alguns dos bairros mais populosos da cidade, bem como uma grande diversidade de empreendimentos comerciais e de serviços públicos, a região norte conta com um grande fluxo de pessoas, portanto o impacto das ações de organização de trânsito no local são sentidos em toda a extensão do município.



“A zona Norte de Aracaju, além de concentrar um percentual significativo da população da capital, abriga instituições de relevância social para toda a cidade, como uma maternidade, o Hospital Universitário, faculdades e etc. Então, investir em melhorias na mobilidade urbana da região é beneficiar não só a comunidade local, mas toda a sociedade aracajuana”, explica o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles.


 
A instalação de novos semáforos na avenida Juscelino Kubitschek, nos cruzamentos com as ruas Arthur Fontes e Carmo, atendendo a pleito antigo da comunidade, aliado à instalação de uma nova sinalização e mudanças no itinerário da linha 050-Campus/Hospital Universitário, se mostraram medidas eficazes para agilizar o trânsito, garantindo acesso facilitado tanto aos serviços médicos oferecidos na instituição quanto menor tempo de trajeto para os estudantes que lá têm aula e aos moradores do entorno.     



A conurbação com Nossa Senhora do Socorro, segunda cidade mais populosa do estado, também cobra uma atenção especial, uma vez que cada vez mais essa região metropolitana tem sido escolhida pela população para se estabelecer.



“Os bairros da Zona Norte são estratégicos para o sistema de transporte público de Aracaju e Região Metropolitana, pois, além do grande número de passageiros frequentes, é uma área de ligação com o município de Nossa Senhora do Socorro. Por esses e outros motivos, a SMTT está sempre otimizando a oferta do serviço na região, seja com a criação de novas linhas ou ampliação de itinerários”, aponta o diretor de Transportes Públicos da SMTT, Antônio Vasconcelos.


 
Esse crescimento populacional junto à fronteira justificam a criação de novas linhas de ônibus, como a 608-Hospital Universitário/Mercado, que busca abrir opções de deslocamento até o Centro da cidade, ou a 304-Santa Cecília/Zona Oeste, que percorrerá a nova avenida Lauro Porto, dando acesso ao terminal rodoviário Governador José Rollemberg Leite e ao terminal de integração Leonel Brizola.


 
Concomitantemente às adequações de trânsito a gestão investe no recapeamento de vias essenciais, como a da rua Cláudio Batista, que corta grande parte da área norte, num valor aproximado de 5,8 milhões de reais. A Rua do Carmo, que passou por transformações para aumentar sua acessibilidade. Assim como, no projeto na avenida Euclides Figueiredo, que segue avançando na requalificação asfáltica de 1,3 km e uma complexa rede de macrodrenagem, obra bastante esperada pela população e que resolverá os problemas com congestionamentos e alagamentos em decorrência das chuvas mais fortes.  




Contatos

banner-fala-cidadao3