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Trânsito

Alterações da Prefeitura em vias públicas são precedidas de estudos e diálogo




16.09.19 18:34

Para melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas e avenidas da capital sergipana e promover um trânsito seguro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promove mudanças e alterações no sentido de vias e implanta novas sinalizações. Mas, para pôr em prática tais medidas, a SMTT realiza estudos técnicos e desenvolve campanhas informativas junto à população.



A Rua Cláudio Batista, localizada no bairro Santo Antônio, na zona norte da capital, por exemplo, vai ganhar novo sentido de direção. O coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, explica que, durante o processo de alteração do sentido da via, desde o início dos estudos até a mudança ser implantada, a SMTT organiza diversos levantamentos para analisar, precisamente, a necessidade de alteração, as quais são sempre amparadas no manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).



“Antes de qualquer alteração, fazemos um estudo técnico para que o resultado seja o melhor possível para a fluidez do trânsito. Quando vamos fazer alguma alteração viária, analisamos toda a área de influência, ou seja, não apenas a rua que nós vamos alterar o fluxo, mas também as outras vias adjacentes para que haja um equilíbrio no trânsito após as alterações”, explica Diego Carvalho.



Além do embasamento técnico, a SMTT promove diálogos e consulta, constantemente, moradores e condutores que circulam pelas vias cujo sentido foi ou será alterado, de modo a evitar transtorno à população. “A gente conversa com moradores da localidade, quando preciso levantamos o quantitativo de veículos que trafegam diariamente pela via, tudo para que possamos proceder à mudança de forma positiva”, afirma o coordenador de Sinalização da SMTT.



Ainda de acordo com Diego Carvalho, a população contribui e participa dos processos de alteração de vias para melhoria do fluxo de trânsito na cidade, conforme indica a grande demanda que o setor de Sinalização tem recebido da população para promover alterações.



Entre as ruas Cláudio Batista e Santa Terezinha, o vendedor de frutas Alex Oliveira, que trabalha na localidade desde 2014, acredita que o novo sentido da via irá reduzir a frequência de acidentes no local. “Eu acho que vai ficar bem melhor com esse projeto que está vindo. Atualmente eu vejo acidentes aqui pelo menos uma vez por semana. Com um novo sentido, isso vai diminuir muito”, aponta.



Também morador do Santo Antônio e dono de um estabelecimento localizado na rua Santa Terezinha com Cláudio Batista, Manoel Messias explica que o horário de pico da via é por volta das 16h, quando o trânsito costuma ficar lento. “Vai ficar 100% melhor com o que está sendo previsto. Não tenho dúvida. Depois das 16h, o engarrafamento é grande e até atrapalha o nosso comércio e também a vida dos pedestres”, pondera.



O empreendedor destaca, ainda, que as suas queixas sobre a situação do fluxo nas vias foi diretamente dialogada junto a equipes da SMTT. O que significa que a opinião dos moradores também é levada em conta para decisões de mudanças na região. “Eu conversei com o pessoal da SMTT quando eles estavam olhando o trânsito por aqui. Basta observar por alguns minutos para entender que essa circulação precisa ser renovada”, complementa.



“Nós somos bastante demandados pela população. Há pedidos para sinalizar determinadas ruas, eliminar estacionamentos, construir lombadas, enfim, sempre analisamos os pedidos e quando há fundamento nas solicitações as obras ou alterações são realizadas. Vejo esses pedidos como um interesse positivo dos cidadãos para melhorar cada vez mais a mobilidade da nossa cidade”, conclui Diego Carvalho.



Avaliação positiva



Na rua Rafael de Aguiar, no bairro Pereira Lobo, onde a alteração de trânsito já foi realizada e desde o mês de agosto um trecho da via passou a ter duplo sentido, o resultado da mudança tem agradado moradores e pedestres.



Segundo Sólon Santana, a melhoria do tráfego na região veio para condutores e habitantes locais. “A mudança foi muito beneficente não só para nós moradores, mas para todos aqueles precisam passar por aqui. Agora temos duas saídas e o trânsito já é outro nessa parte da rua”, exclama.



“Eu via muito carro pegando a contramão para fazer o retorno e entrar na rua. Algo perigoso e que já não acontece mais”. É desta forma que a estudante Maria de Fátima, 19, descreve um dos benefícios do novo fluxo da Rua Rafael de Aguiar. A jovem complementa destacando a importância da sinalização na via. “Acredito que com essas placas informando o sentido que essa parte da rua passou a ter o trânsito vai fluir muito melhor”, pressupõe.



Não é apenas o trabalho de implantação de recursos de sinalização que é desenvolvido pela SMTT. Em casos de instalações indevidas de placas, faixas de pedestre e lombadas, feitas pela população, Diego Carvalho explica que a SMTT realiza o trabalho de exclusão de tais recursos e que, se necessário, refaz o artifício de sinalização dentro das normas de trânsito.



“Quando as pessoas solicitam a implantação de uma faixa de pedestre em determinado local, nosso primeiro passo é analisar todo o fluxo de veículos e pedestres naquela via. Então, seguimos o manual do Denatran e, a partir dos meios que são estabelecidos, podemos ou não atender a solicitação. Essa mesma lógica também vale para placas de sinalização improvisadas pelos cidadãos e redutores de ondulação transversal, conhecidos como quebra-molas”, destaca o coordenador.



Para Diego Carvalho, quando a população desejar a realização de alguma mudança de sentido numa via, deve entrar em contato com o setor de Sinalização da SMTT, assim há a garantia de que um trabalho embasado em estudos será executado. “É importante que o cidadão entre em contato conosco e não faça qualquer tipo de alteração na via, porque esse tipo de trabalho requer normas e estudos, para garantir a segurança de todos”.




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