Open Source Sofware

Trânsito

Fluidez no trânsito: entenda o sistema de semáforos inteligentes que está sendo implantado




17.12.18 15:50

 



O desafio de transformar a capital sergipana em uma cidade mais humana, inteligente e criativa dialoga diretamente com a modernização da mobilidade urbana. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) aposta na implantação do sistema semafórico inteligente em 150 cruzamentos da capital, que garantirão maior organização e fluidez do trânsito.


O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões, fruto de um convênio com o Ministério das Cidades, e a previsão é que seja concluído em 2019. O processo de instalação do sistema é conduzido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


Como funciona?


O semáforo é "inteligente" porque o sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos.


Para acontecer a otimização, câmeras são instaladas nos braços da estrutura da sinalização e quando um carro é detectado pela câmera, o equipamento automaticamente aciona o semáforo. Assim, a via que estava com o sinal verde na maior parte do tempo, tem o semáforo alterado para a cor amarela, e depois para o vermelho, liberando a outra via que está com veículos.


O superintendente interino da SMTT de Aracaju, Renato Telles, explica que a dinâmica dos semáforos inteligentes funciona bem para todo mundo. “As vias com maior fluxo de veículos terão mais fluidez com os semáforos inteligentes. O objetivo do sistema é organizar mais o trânsito e dar mobilidade a Aracaju”, afirma.


Monitoramento


Nos principais cruzamentos, que são aqueles de maior fluxo, os novos semáforos terão capacidade de funcionamento de até quatro horas sem energia elétrica, o que garantirá maior segurança ao trânsito da cidade em casos de apagão ou mesmo oscilações no fornecimento de energia.


Para controlar o bom funcionamento do novo parque semafórico, será construída, na sede da SMTT, uma central de monitoramento que permitirá a gestão inteligente do trânsito. Através dela, será possível alterar as programações por conta das mudanças no fluxo de veículos em tempo real e alterar o sincronismo, inclusive, priorizando a passagem do transporte público.


Andamento dos trabalhos


Os trabalhos foram iniciados no mês de julho deste ano, a partir da avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rolemberg), e, desde então, têm avançado rumo à região central. Já estão sendo executados os serviços de obra civil, como a construção das bases para as caixas controladoras, e também a instalação de equipamentos.


O sistema de semáforos inteligentes é adotado pelas cidades mais modernas do mundo e, em Aracaju, está sendo implantado pela empresa mexicana Semex, que venceu o pregão eletrônico lançado pela prefeitura. A companhia foi responsável pelo mesmo serviço nas cidades de Toronto (Canadá) e Nova York (Estados Unidos).


Corredores de ônibus


A instalação dos semáforos inteligentes em Aracaju integra uma grande ação de mobilidade urbana da Prefeitura de Aracaju que consiste também na implementação de quatro corredores de ônibus na cidade, reforma dos Terminais de Integração DIA e Zona Sul, construção de um novo Terminal de Integração do Mercado e implantação de novos abrigos de ônibus.


Os quatro corredores de ônibus são: na Beira Mar (desde a Atalaia até os mercados centrais), na avenida Hermes Fontes, Jardins (da avenida Paulo VI até o shopping Jardins) e Augusto Franco (mais conhecida como Rio de Janeiro). O objetivo é dar maior agilidade aos veículos do transporte público.





telefones-home620

banner-fala-cidadao3