Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Semana Nacional de Trânsito 2015: ‘Dia Mundial sem Carro’ é comemorado em Aracaju




22.09.15 15:23

Desde o início da manhã desta terça-feira, 22, a Equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito está na rua José do Prado Franco, no Centro da cidade, explicando para as pessoas que circulam pela região o significado do ‘Dia Mundial Sem Carro’. Os agentes de trânsito isolaram a via para o fluxo de veículos e até às 17h sua utilização é exclusividade de pedestres e ciclistas.


A comemoração faz parte da Semana Nacional de Trânsito e busca estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. O grupo de teatro ‘Os Cones’ realizou brincadeiras e gincanas com as crianças da EMEF Professor José Antônio da Costa Melo e chamou a atenção de quem passava por lá.


Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, essa é uma oportunidade de mostrar para as pessoas que as ruas ficam mais bonitas sem carros. “Tem muito carro em Aracaju. E isso é uma situação comum pelo mundo. A comemoração do Dia Mundial sem Carro, realizada pela SMTT aqui no Centro da cidade, tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para esse fato. Já temos muitos carros; não precisamos de mais. A rua fica muito mais bonita e segura sem carros, somente com pessoas e ciclistas”, comenta a coordenadora.


A senhora Maria José de Carvalho, que trouxe sua neta para participar das atividades recreativas, diz que a iniciativa de fechar a rua para o fluxo de veículos mostra o quão bela é a nossa cidade sem carros. “O Centro é uma região muito movimentada. Temos o costume de ver muitos carros aqui diariamente. É diferente ver a rua somente com pessoas e brinquedos. É uma pena precisarmos tanto de carros. A rua fica mais bonita quando ocupadas somente por pessoas” diz dona Maria.


Tradicionalmente, o Dia Mundial sem Carro é marcado por atividades que propõem às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro. Criado pelo movimento "Sem Carro" (em inglês: Car Free), tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

Contatos

banner-fala-cidadao3