Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Cruzes homenageiam vítimas do trânsito em Aracaju




19.11.13 11:45

 

Mais uma vez, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e órgãos parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju chamaram a atenção da população aracajuana quanto às elevadas estatísticas de mortes no trânsito, a importância do uso dos equipamentos de segurança e observância às leis.


O Comitê realizou nesta segunda-feira, 18, uma blitz educativa com ato simbólico na Rotatória do Caju. O evento fez alusão ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas no Trânsito', comemorado oficialmente no terceiro domingo de novembro e teve por objetivo a conscientização dos condutores e consequentemente, a diminuição dos índices de acidentes com mortes em Aracaju, que desde janeiro até novembro apontam 86 óbitos.


De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, "o dia de hoje corresponde àquele dia em que devemos repensar as nossas atitudes no trânsito. Se tivéssemos um pouco mais de cuidado, consciência, zelo e respeito pela vida do outro, elas poderiam não ter sido interrompidas. A nossa intenção é mostrar aos aracajuanos que se começarmos a pensar menos em nós mesmos, as coisas podem mudar no trânsito".


Cerca de 50 pessoas envolveram-se na ação. Elas abordaram os condutores, entregaram panfletos sobre a Lei Seca, Trânsito Gentil e outras informações pertinentes às condutas de tráfego. A coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Mônica Liberato, disse que é importante que os condutores saibam o quantitativo de mortes no trânsito, assim, refletirão sobre as suas atitudes. "Quando pensamos a ação, o número de mortes era 82. E no final de semana cresceu para 86. O maior fator de acidentes é a mistura de álcool, direção e velocidade. Esse é o fator que mais mata pessoas no mundo inteiro", acrescentou.


Durante a abordagem aos condutores, o Grupo 'Os Cones' de Teatro da SMTT, fazia uma apresentação no canteiro central da rotatória. A coordenadora da companhia, Tetê Nahas, explicou que os atores estavam representando as vítimas dos acidentes. "Infelizmente sofremos quando pessoas que amamos partem. Precisamos entrelaçar, fortalecer os nossos elos de amizade quando ainda têm vida, no presente, melhorando a nossa vida e a de todos que nos cercam", falou.


Para o secretário de comunicação do município de Ribeirópolis, Wagner Teixeira, o trabalho de educação para o trânsito ajuda na melhoria da mobilidade urbana da cidade. "Vocês acabam, de certa maneira, incentivando as pessoas a dirigirem com mais responsabilidade e atenção, diminuindo a imprudência e causando menos acidentes", afirmou.


O comerciante Jemerson Menezes, parabenizou a mobilização da SMTT e seus parceiros. "Isso é muito importante, pois temos que nos conscientizar e fazer a nossa parte. Sem segurança no trânsito as vítimas irão aumentar a cada dia que passa", disse


Missa


O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, convidou ainda toda a população Aracaju a participar da missa em memória as vítimas de trânsito a ser realizada na próxima quarta-feira, 20, às 19h30, na Catedral Metropolitana e ministrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa. "Todos estão convidados, inclusive aqueles de todos os credos, as pessoas que têm apenas fé em Deus e que acreditam em um vida futura. Se não fosse assim, não estaríamos falando de memória", concluiu.


Comsepat


Para consolidar a parceria com diversas instituições da sociedade, foi criado o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), por meio do decreto 3.470, de 23 de maio de 2011. Com 42 entidades, o Comitê é hoje um grupo aberto à sociedade, que tem por objetivo principal intensificar as ações de proteção às pessoas vulneráveis no trânsito.



Contatos

banner-fala-cidadao3