Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Rua Livre reúne aracajuanos e turistas em dia de lazer na Orla




07.10.13 18:25

Rua Livre Para o Lazer foi sucesso na Orla (Fotos: Ana Lícia Menezes)

Dia de domingo pede lazer, pede diversão com a família e com os amigos. Para quem tem dias agitados, o domingo é o dia que se reserva para relaxar e recarregar as energias para a semana que vai começar. Por isso, Aracaju segue o ritmo de outras capitais brasileiras que fecham algumas avenidas para proporcionar mais espaço para a diversão. Na capital sergipana, a Passarela do Caranguejo foi a parte da Orla de Atalaia escolhida para ser a "Rua Livre Para o Lazer", projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania.


O último domingo, 6, foi realizada a terceira edição do projeto que a partir de agora será uma realidade constante dos aracajuanos e turistas que aprovaram a iniciativa e não perderam tempo para aproveitar o espaço. Logo cedinho pessoas de todas as idades se reuniram para praticar esportes, passear com a família ou, simplesmente, admirar um dos pontos turísticos mais importantes do estado.


Antes moradores da capital federal, o casal Antônio Carlos Júnior e Fernando Barros, estiveram no espaço pela primeira vez e se sentiram satisfeitos. "Já tive a oportunidade de ver um espaço desses no Eixão, em Brasília, agora, morando em Aracaju e poder desfrutar disso é muito prazeroso", alegrou-se Fernanda. Antônio Carlos, por sua vez, não deixou de destacar os benefícios em estar com a família. "É a primeira vez que nós viemos aqui e achei muito legal. É mais um espaço para trazermos os nossos filhos, passear com o bichinho de estimação e aproveitar o dia", completou.


Mesmo Aracaju tendo ciclovias, os ciclistas, por exemplo, gostaram ainda mais da novidade. Para eles, é mais uma opção de espaço livre sem precisar disputar com carros e outros veículos. "Diminuiu a concorrência com os outros meios de transporte e agora temos mais espaço", frisou Welder Siqueira.


Quem também curtiu a novidade foi a adolescente Gabriela Cardoso. Ela aproveitou bastante o espaço para andar de skate com as amigas e aprovou a iniciativa da Prefeitura. "É a segunda vez que venho, e já vi que nesse domingo está ainda mais legal! Quero continuar vindo todo final de semana", afirma a jovem.


Outro ponto positivo destacado foi a segurança. Alessandra Aragão se sentiu mais a vontade para aproveitar a tarde do domingo. "Nós temos vários lugares bacanas para ir, mas me senti muito segura aqui. Quando se tem policiamento, nos sentimos mais tranquilos para sair de casa e aproveitar o dia", comentou.


Comércio


Os empresários da localidade próxima ao espaço também salientaram os benefícios do programa. Para Juliana Ferreira, gerente de um dos estabelecimentos da Orla, o programa trouxe uma clientela diferenciada. "É uma iniciativa bem agradável, porque você vê as famílias passeando, tem muita gente que vem com as crianças, que antes não vinham. Um público diferente tem estendido o tempo por aqui para aproveitar essa área de lazer", constatou.


Marcos Fábio, proprietário de um dos bares mais movimentados do local, afirmou que o faturamento até aumentou desde que o programa começou a ser realizado. "Acho que só vem a contribuir, a agregar para nós empresários e, podemos nos beneficiar com esse programa e quem vier aqui também", ressaltou.


O programa Rua Livre Para o Lazer acontece todos os domingos, das 7h às 19h, na Passarela do Caranguejo, onde a avenida é fechada no sentido Centro para a prática de atividades ao ar livre.

Contatos

banner-fala-cidadao3