Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Semana Nacional do Trânsito promove Seminário sobre Mobilidade Urbana




25.09.13 10:57

 

O Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe  Foto:Asom/SMTT 

Pela primeira vez, Aracaju realiza um momento para a sociedade discutir as questões de transportes e trânsito, graças à atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), com participação ativa do Comitê Municipal de Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat). O I Seminário de Mobilidade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito foi realizado na Didática VI da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


O Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, deu as boas vindas aos presentes com uma fala motivada pelo investimento de bom senso voltado para a comunidade aracajuana. "Este é o primeiro passo para construirmos uma melhor Mobilidade Urbana em Aracaju. A contribuição de hoje é multidisciplinar para desenvolver todas as questões que o assunto requer e só tenho a agradecer pela participação da UFS nesse processo. Era um sonho tê-la mais perto de nós e temos conseguido", comentou.


Para o prefeito João Alves Filho, é uma satisfação poder compartilhar tamanho potencial de conhecimento com a comunidade acadêmica também preocupada com a Mobilidade Urbana. "Essa é casa do saber dos sergipanos. Temos praticamente mil doutores e é interessante essa estrutura cosmopolita. Dou muito valor a este movimento que colabora para a troca de ideias", considerou João Alves Filho.


Segundo ele, nunca antes aconteceu tamanho envolvimento em Aracaju. "Nesta Semana Nacional de Trânsito, a Secretária Georlize Teles integrou toda a sociedade e não poderia deixar de envolver a Universidade Federal de Sergipe, realmente. É uma integração maravilhosa. É mais importante do que nunca se discutir a temática da Mobilidade Urbana, é tanto que já fizemos o primeiro projeto de Mobilidade Urbana integrado para Aracaju", pontuou o prefeito João Alves Filho.


O magnífico reitor da UFS, Angelo Antoniolli, reforça o posicionamento municipal, mostrando que a Universidade Federal de Sergipe se esforça em buscar o sinergismo acadêmico e social, para discutir políticas públicas. "A UFS está procurando aliados, enquanto instituições e organizações sociais, para fazer uma sociedade melhor, onde todo esforço institucional seja convertido em melhoria para a qualidade de vida da nossa gente. O nosso olhar é direcionado para a sociedade, é para lá que estamos olhando e percebendo o que precisa ser desenvolvido", considerou o reitor.


Palestra


Com o tema ‘Trauma por acidentes de trânsito: consequência às vítimas e sua família', a professora doutora Edilene Curvelo Hora concedeu a palestra da manhã deste I Seminário de Mobilidade Urbana. "Estamos da década mundial de promover ações de prevenção de acidentes no trânsito. O trauma deve ser visto como uma doença porque é evitado. Não é natural, mas as consequências duram a vida inteira. Em segundos, um trauma pode acontecer e a vida da pessoa mudar", avaliou a profissional.


Na ocasião, a professora doutora Edilene Curvelo Hora apresentou estatísticas de acidentes por agrupamentos, com os últimos dados da Abramet e falou da necessidade de se repensar em políticas públicas mais eficientes para atuar em ações voltadas a acidentes mobilísticos.


Para o estudante Sérgio Mendonça, a oportunidade é válida. "Antes a gente nunca teve esse momento para debater um assunto tão importante e de tamanha coletividade que é a Mobilidade Urbana. Por isso que vou ficar até o final do evento", contou. Seu amigo, Jorge Oliveira, já pensa na próxima oportunidade. "Espero que tenham outros seminários com esse assunto. É bom que a gente leva para casa e já passa a informação a diante", acreditou o jovem.



Contatos

banner-fala-cidadao3