Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Turma de novos agentes da Mobilidade Urbana participa de aulas práticas




14.08.13 11:38

Foto: Ascom/SMTT

As aulas práticas iniciais para os 90 excedentes do último concurso para Agente da Mobilidade Urbana da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, aconteceram nesta terça-feira, 13, na faixa para travessia de pedestres em frente à Faculdade Pio Décimo e no retorno próximo a concessionária Toyota, ambos na Avenida Presidente Tancredo Neves.


Na ocasião, os novos agentes aprenderam sobre legislação e operação de trânsito nas formas de abordagem aos veículos e como devem proceder nas situações de orientação à travessia de pedestres em locais com grande movimentação, como é o caso da faixa de pedestre em frente à Pio Décimo. Em outra aula, os alunos aprenderam a organizar o trânsito em situações de acidentes viários.


De acordo com o supervisor de trânsito e instrutor das aulas de Operação de Trânsito, Alcebíades Junior, desde as aulas teóricas os novos agentes se mostram ansiosos e envolvidos com o trabalho. “Eles estão aprendendo como operar o trânsito tanto em situações emergenciais quanto de rotina. Nós já fizemos uma simulação de colisão onde foi abordada a canalização de veículos e a segurança dos agentes em operação, das vítimas e dos curiosos, além das informações para o banco de dados da SMTT”, informa.


Para o novo agente, Rubens Araujo, as aulas teóricas dão o embasamento para a prática, que segundo ele abrange muito mais coisas do que a teoria. “A prática lhe dá uma adrenalina que é indescritível. E aqui aprendemos a como agir com calma e atenção, atitude do agente quando está em prática. Observar a fluidez do trânsito e deixar totalmente resguardado o trajeto para que o pedestre atravesse com segurança”, diz.


Também aluna da turma dos novos Agentes da Mobilidade Urbana, Verônica Pinheiro, concorda com o colega. Ela diz que a teoria torna-se muito mais eficiente quando praticada nas ruas. “A prática é muito importante, pois vai fazer com que enxerguemos como o trânsito funciona na realidade”, afirma.


Formação Profissional


Os novos agentes estão sendo preparados pela PMA em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para desenvolverem as atividades de fiscalização, operação, educação e transformação do trânsito. A grade horária do curso possui 130 horas e duração de um mês. A previsão é que os novos Agentes da Mobilidade Urbana estejam nas ruas no final de setembro.

Contatos

banner-fala-cidadao3