Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Semdec apresenta plano de segurança para o Forró Caju




20.06.13 14:40

Para que uma festa, que pretende levar cerca de 100 mil pessoas à praça dos mercados de Aracaju, transcorra durante 11 dias de forma satisfatória, não vale apenas enfeitar o espaço com bandeirolas e motivos juninos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Defesa Civil Municipal, preparou um plano operacional para atender a demanda de segurança durante o Forró Caju.


Preocupados em assistir o público de recursos e ações que o resguarde durante o festejo que começa nesta quinta-feira, 20, os órgãos integrados da Defesa Social da capital, pensaram de forma conjunta para assegurar que durante os dias do evento, todas as necessidades possam ser atendidas de forma eficaz.


GMA


Há um mês e meio a GMA começou a intensificar os treinamentos para o Forró Caju. Empregando um efetivo de 350 guardas por noite de festa, a GMA quase que triplicou o número do efetivo com relação aos anos anteriores. Durante os treinamentos, cursos foram realizados e novos equipamentos foram recebidos, a exemplo da Spark, o dispositivo elétrico incapacitante recém aderido e que já está sob domínio de uso por parte dos guardas de Aracaju.


"Nos preocupamos em capacitar os GMAs da melhor forma possível para atender o cidadão. Portanto, todos os preparativos visam atender à demanda de antes, durante e de depois do Forró Caju", assegurou o coronel Enilson Aragão, diretor geral da GMA.


O espaço do evento, bem como os arredores da festa, serão guardados e monitorados durante todos os dias do Forró Caju. Nos três portões de acesso, haverá revistas específicas para homens e para mulheres. Além das quatro cabines de desarmamento, 12 bases elevadas estarão espalhadas na área interna do evento.


O trabalho integrado com a Polícia Militar (PM/SE) vai contar ainda com câmeras de alta resolução e radiopatrulhamento que irão facilitar a ronda em todas as partes da festa.


Mas o trabalho da GMA não para por aí. A segurança do público também envolverá o apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) onde, casos de pessoas alcoolizadas podem resultar em controle dos ânimos, ao camarote da acessibilidade, onde deverá ser feito o controle da entrada e saída de pessoas, bem como o suporte nos camarotes.


"Temos a preocupação com pequenos crimes como furtos , roubos. Assim, ficaremos atentos. No entanto, é importante frisar que o público também deve ficar atento. As mulheres, por exemplo, não devem levar bolsa, as pessoas devem levar dinheiro apenas o suficiente para utilizar na festa. Jóias e objetos chamativos têm que ser evitados e, ao voltar para casa, procurar estar sempre acompanhado por um grupo de pessoas", considerou o tenente Jonatas, ao dar dicas de segurança.


Defesa Civil


Assim como a GMA, a Defesa Civil Municipal também vem se preparando há algum tempo para sanar pontos de preocupação que uma festa com a proporção do Forró Caju acaba tendo como conseqüência. Dessa forma, todo um esquema de segurança foi pensado para assegurar o bem-estar daquele que vai curtir os festejos na praça dos Mercados.


De acordo com o coronel Reginaldo Moura, diretor da Defesa Civil de Aracaju, toda a estrutura montada nos arredores do espaço que abrigará o Forró Caju, tem sido cuidadosamente fiscalizada para evitar transtornos futuros. "Nos preocupamos, sobretudo, como aquele que sairá de sua casa para festejar. Por isso, todo os cuidados necessários foram tomados e serão ainda mais intensificados a cada dia de festa", garantiu o coronel.


Até esta quinta-feira, 20, dia da abertura do evento, o local já terá sido fiscalizado por cinco vezes. Cada camarote, cada espaço montado dentro da festa, cada haste ou madeira levantada, foi cuidadosamente vistoriada para manter a segurança no espaço de cerca de 13 mil m².


Uma outra preocupação da Defesa Civil , diz respeito às áreas de evasão. Para tanto, 35 portões foram espalhados nos arredores da festa para que seja facilitada uma ação de escape. "É claro que estamos trabalhando para que não haja essa necessidade, mas, se houver, que possamos auxiliar de forma eficiente. Com esses portões, o momento de evasão de cada pessoa dura menos de cinco minutos", explicou Reginaldo Moura.


SMTT


O trânsito de Aracaju também faz parte do plano de segurança para o Forró Caju. Preocupadas em contribuir positivamente para a realização do evento e também facilitar o tráfego dos motoristas, as equipes Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), se muniram de ações no sentido de maximizar os efeitos de caráter prático.


As primeiras avaliações já foram feitas e o motorista que circula por Aracaju, sobretudo nas proximidades dos Mercados Centrais da capital, já sentiram algumas mudanças. Às 8h desta quinta, a SMTT fará um monitoramento das redondezas do local do evento e concluirá as últimas avaliações para que durante os 11 dias de festa, os motoristas possam se deslocar da melhor maneira possível.


A partir das 17h30 de cada um dos dias do Forró Caju, algumas vias terão o trânsito modificado. São os casos das ruas Apulcro Mota e Santa Rosa, e das avenidas Coelho e Campos, João Ribeiro e Antônio Cabral. Confira no arquivo em PDF (final da matéria)  a rota completa.


Segundo o capitão J.Luiz, diretor de trânsito da SMTT, em torno do local do evento, e nos locais em que o tráfego será modificado, haverão pontos fixos onde agentes da SMTT farão orientações. "Estamos focados em dar toda a assistência necessária, mas é importante que o motorista fique atento às mudanças e, para aqueles que irão ao evento, aconselhamos deixar o carro em casa ou, se for com ele, tenha consciência da não ingestão de bebidas alcoólicas", frisou o capitão.


O Forró Caju é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretária Especial de Cultura (SEC) e acontecerá entre os dias 20 e 30 de junho com atrações locais e de fora do estado.

Arquivo em PDF
Download this file (croqui-operacao-forro_caju2013.pdf)Operação Forró Caju 2013[ ]914 Kb

Contatos

banner-fala-cidadao3