Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Novo projeto da SMTT tem professores como foco




18.03.13 11:07

 

Cerca de 20 professoras do Colégio Pequeno Mundo participaram do projeto durante a manhã de sábado, 16 (Fotos: Ascom/SMTT)


Levar o tema educação para o trânsito para as salas de aula, tendo o professor como principal aliado no desenvolvimento de atividades que visem promover cidadania e segurança no trânsito. Este é o intuito do projeto 'Professor Multiplicador', da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que na manhã deste sábado, dia 16, esteve presente no Colégio Pequeno Mundo, no bairro Grageru.


Cerca de 20 professoras, do maternal ao 9º ano do ensino fundamental, participaram de palestra com o educador da SMTT, Luiz Laerte, que durante sua explanação chamou a atenção para o potencial dos profissionais da educação na construção de um trânsito mais seguro e democrático. “O educador tem papel fundamental na construção de um mundo melhor, já que educar é conscientizar e a partir da conscientização é que mudamos o nosso comportamento, seja no trânsito ou em qualquer outro aspecto de nossa vida. O professor é uma referência para o aluno e é importante que ele use a sala de aula também para difundir as mensagens da educação para o trânsito e fazer da criança e do adolescente multiplicadores destas informações”, lembra.


Durante o encontro foram desenvolvidas atividades reflexivas. As professoras responderam a questionários sobre comportamento dos usuários da via e narraram sobre o seu dia a dia e sobre suas percepções a cerca do trânsito. Para fomentar o debate foram exibidos vídeos que abordavam a questão da segurança viária, cortesia e cidadania no trânsito e como as atitudes imprudentes de alguns condutores podem mudar ou acabar com vidas.


Educação


A diretora pedagógica do colégio, Cláudia Fontes, explica que a parceria com a SMTT busca atender ao projeto pedagógico do ano letivo de 2013. “Desenvolvemos projetos pedagógicos que trabalhamos durante todo o ano. Em 2013 o tema do nosso projeto é ‘Vida em trânsito’, que tem o objetivo de conscientizar pais e alunos sobre a valorização da vida, trazendo reflexões sobre o dia a dia do trânsito. Buscamos parceria com a SMTT para trazer palestra para nossas professoras e aprimorar os seus conhecimentos para que elas possam debater o tema da melhor forma possível com os nossos alunos”, destaca.


Para a professora do maternal II, Cristiane Prado, a iniciativa é importante para a formação das crianças, dos pais e dos professores. “Estes espaços de debate não nos capacitam somente como profissionais, mas também com cidadãs, nos traz conhecimento para que possamos ensinar aos nossos alunos da forma correta. As crianças são muito espertas, quando ensinamos algo de forma lúdica, usando brincadeiras, músicas e objetos do cotidiano elas realmente absorvem aquele conteúdo e o leva para a vida. Quando falamos de trânsito as crianças estão sendo educadoras. Elas estão chamando a atenção dos pais para que estes usem o cinto de segurança, não falem ao celular enquanto dirigem, entre outras atitudes que são erradas no trânsito. Este processo é importante para a formação da criança e para a conscientização dos pais”, enfatiza.


Projeto


A instituição de ensino que deseja receber o projeto ‘Professor Multiplicador’ pode entrar em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT através do número 3179-1450 para agendar as palestras.




Contatos

banner-fala-cidadao3