Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Ação educativa chama atenção de pedestres e condutores




05.03.13 19:18

 

Agente orienta condutor parado sobre a faixa

Para abrir o calendário de ações educativas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) - ligada à Secretaria de Defesa Social - a equipe de educação para o trânsito do órgão realizou na manhã desta terça-feira, dia 5, a campanha ‘Respeite a vida. Respeite a faixa', na avenida Hermes Fontes, em frente à Nordeste Segurança. O objetivo da ação é orientar a travessia segura dos pedestres e chamar a atenção dos condutores para a questão.


A mobilização contou com a participação do grupo de teatro da SMTT ‘A gente na rua', que de forma lúdica buscou passar a ideia da campanha para aqueles que transitavam pelo local. Agentes de trânsito também deram apoio à atividade. De acordo com a coordenadora da educação para o trânsito, Mônica Liberato, a ação busca mostrar a relação desigual entre pedestres e condutores.


"O pedestre é o mais vulnerável nessa relação, ele é a vítima fatal. O nosso objetivo é conscientizar sobre o papel de cada um no trânsito. O pedestre deve buscar a faixa para fazer a travessia de forma segura, observando a sinalização semafórica, caso haja no local. Ao condutor cabe entender que dar preferência ao pedestre não é só uma questão de gentileza é lei. Pretendemos fazer um trabalho de conscientização constate neste sentido", garante a coordenadora.


Triste realidade


A empregada doméstica, Maria Josefina, que diariamente passa pela faixa onde a campanha foi realizada, diz que a regra no local é o desrespeito. "Já fui até xingada quando tentava atravessar. Os motoristas não dão a vez para os pedestres passarem e se for idoso a situação é pior. Essa campanha é muito importante e espero que continue", declara.


Presente na atividade, a secretária da Defesa Social, Georlize Teles, vê a campanha como prioritária. "Entendemos que respeitar a faixa é respeitar a vida, e vida é prioridade. Os atropelamentos são a segunda causa morte no trânsito de Aracaju. Pretendemos percorrer as ruas e avenidas de Aracaju que registram os maiores índices de acidentes. É necessário nos mobilizarmos. Não podemos fechar os olhos para esta situação, pois antes de sermos motoristas todos nós somos pedestres", lembra a secretária.


Continuidade


A campanha educativa ‘Respeite a vida. Respeite a faixa' continua durante esta semana. Na quarta-feira, dia 6, a faixa de pedestres em frente à Unidade de Saúde Sinhazinha, também na avenida Hermes Fontes, recebe a ação. Na quinta, dia 7, a equipe de educação para o trânsito estará na faixa em frente ao supermercado Extra, na avenida Adélia Franco e na sexta-feira, 8, será a vez da avenida Euclides Figueiredo, próximo ao Bar do Peixe.

Contatos

banner-fala-cidadao3