Open Source Sofware

Busca

Motorista

II Semana Municipal de Trânsito: SMTT e parceiros inauguram monumento ‘Crucifixo de Carros’ em viaduto da Tancredo Neves




09.05.14 18:32

SMTT e parceiros fazem a inauguração do 'Crucifixo de Carros' como um alerta às mortes no trânsito. Fotos: Ascom/SMTT

Um crucifixo montado com veículos envolvidos em acidentes de trânsito foi inaugurado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, na manhã desta sexta-feira, 9, no viaduto da BR- 235, que faz ligação com as principais avenidas de acesso à cidade, como a Tancredo Neves. A inauguração do monumento foi mais uma ação da II Semana Municipal de Trânsito (SMT), realizada em Aracaju, entres os dias 5 e 9 de maio.


A estrutura mede 15 metros de altura e está localizada em um ponto estratégico da cidade. A localização proporciona visibilidade tanto para os condutores que seguem pela BR-235, no sentido de entrada e saída de Aracaju, quanto para os que seguem na avenida Tancredo Neves, em direção ao Centro ou aos bairros da região metropolitana.


De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, o crucifixo é um alerta às mortes no trânsito e demostrou que a II Semana Municipal de Trânsito teve um balanço positivo. Com as campanhas realizadas diariamente pela SMTT, ele acredita que no decorrer deste ano, os números de óbitos podem diminuir, mas pontua que para isso acontecer, a sociedade precisa estar envolvida.


“O trânsito é um substantivo abstrato, quem o faz somos nós. Só no último final de semana, registramos cinco mortes em acidentes com motocicletas. É preciso que cada pessoa dê a importância devida que o trânsito merece. Diversas mortes poderiam ter sido evitadas se houvesse uma educação escolar eficaz no Brasil que focasse nessa questão. Enquanto as pessoas não derem ao trânsito a importância que ele tem, muitas coisas ruins acontecerão ainda”, argumentou Nelson Felipe.


Para a superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Denise Lima, a educação para o trânsito como modo de prevenção aos acidentes deve começar em cada lar de Aracaju e Sergipe. “Vemos as pessoas cobrando muito dos órgãos de trânsito quanto à educação para o trânsito. Todos os dias falamos sobre as mesmas coisas. É um trabalho incessante. Mas a educação para o trânsito começa dentro de casa, com os filhos dando os primeiros passos para ir à escola. Eu espero que esse monumento não seja apenas uma visão ilustrativa. Espero que as pessoas comecem a refletir; que a população, em uma maneira geral, desperte”, enfatizou.


Na solenidade de inauguração do ‘Crucifixo de Carros’, o grupo de teatro ‘Stop’, formado por alunos do 1º período do curso de pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, apresentou a peça ‘E a vida parou’. A encenação chamou a atenção para o fato de quantas vidas são ceifadas, quantos planos são interrompidos pela imprudência e descuido no trânsito.


A diretora da faculdade, Giomara Basso, disse que a instituição é parceira da SMTT na prevenção dos acidentes de trânsito e explica que envolver os alunos ajuda na formação profissional deles. “A educação abrange tudo, não apenas a escolar, mas a educação para a vida. Esse monumento é um projeto do ‘Instituto Ser Educacional’ que objetiva a paz no trânsito. Ele é feito com carros de vítimas da imprudência. E o intuito é de chocar mesmo, de mostrar às pessoas que ceder a vez no trânsito, respeitar as leis só trazem benefícios. Evitam acidentes, evitam custos para o Estado e muitas pessoas ocupando leitos de hospitais, vítimas da imprudência”, expôs.


Outro parceiro da SMTT em grande parte das ações de educação para o trânsito é o vereador Lucas Aribé. Para ele, “a verdadeira política é a arte de fazer o bem comum” e por isso, apoia o trabalho de união dos poderes governamentais e da sociedade civil. “Essas são questões de interesse da sociedade. Nós sabemos que o trânsito de Aracaju ainda está em uma situação que precisa de melhorias e a SMTT tem feito um trabalho significativo, relevante, nessa questão, preservando a vida, a individualidade, a tranquilidade do ser humano, e a segurança no trânsito aqui em Aracaju”, expressou.


Durante a inauguração do ‘Crucifixo de Carros’, muitos passageiros dos veículos de passeio e ônibus, aproveitavam para fazer fotografias e registrar a cruz de carro que é símbolo de tantas mortes do trânsito. Condutores que passavam pelo viaduto também tiveram a atenção voltada para o marco e até reduziam a velocidade do veículo para observá-lo melhor. O crucifixo permanecerá no local por tempo indeterminado, quando haverá outra solenidade, na Semana Nacional de Trânsito, com a renovação do compromisso de lutar pela vida.

Contatos

banner-fala-cidadao3