Open Source Sofware

Busca

Motorista

Instituições de ensino se reúnem na SMTT para tratar de educação no trânsito




31.07.13 17:58

Secretária Georlize Teles reforça o papel cidadão de todos os membros da
sociedade para priorizar a educação para o trânsito (Fotos: Grazielle
Matos/GMA)


Representantes de escolas e faculdades particulares da capital sergipana foram convidados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, para um encontro na sede durante a tarde de ontem, 30. A intenção é estudar ações de melhoria no trânsito com foco na educação.


Para recebê-los, o grupo teatral da SMTT, 'Condutores da Educação e Segurança' (Cones) e do teatro de fantoches da Guarda Municipal de Aracaju ‘Guarda Cidadã', que atualmente se apresentam em escolas para difundir a temática de segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania, fizeram apresentações lúdicas. Na ocasião, a disseminação da Política Nacional de Mobilidade e a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012 foi sugerida para ser incluída no conteúdo letivo de escolas.


A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, destaca o empenho da prefeitura em solucionar a questão do sistema de transporte público de Aracaju, fator influenciador na frequência e participação de alunos nas aulas. "O trânsito é um tripé: é preciso educar, fiscalizar e, em um último momento, responsabilizar. Mas não podemos abrir mão da responsabilização, ela é fundamental. A ideia é que trabalhemos esses três eixos com essa participação em conjunto para contribuir na formação de jovens e crianças multiplicadoras da informação", enfatiza Georlize.


Prioridade


De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe da Silva, um dos maiores problemas que precisam ser minimizados nas escolas é a movimentação de carros particulares e transportes escolares nas ruas próximas às portas das escolas e o transtorno que pais e motoristas enfrentam no desembarque dos alunos com a transgressão da lei. "Nas estatísticas, Aracaju possui um veículo para cada duas pessoas. Se todo mundo sair de carro na cidade, não tem semáforo, não tem agente de trânsito, nem via que ajude o motorista a se locomover na cidade, já que as ruas continuam as mesmas", considera Nelson Felipe.


Na ocasião, ele apresentou os projetos da prefeitura para o transporte público de Aracaju, com o sistema de BRTs [Bus Rapid Transit] e suas faixas exclusivas para ônibus.

Contatos

banner-fala-cidadao3