Open Source Sofware

Busca

Motorista

Operação Mobilidade Urbana de Aracaju é iniciada




02.04.13 11:42

 

Agentes da SMTT abordam cidadão que cometia atitude irregular com sua motocicleta no calçadão do centro de Aracaju. (Foto: reprodução do Facebook de Joelma Andrade)

 


Com o intuito de preservar a segurança de pedestres e promover melhor fluidez nas vias de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, iniciou a ‘Operação Mobilidade Urbana de Aracaju’ nesta segunda-feira, 1º. O foco de atuação para a semana é a região central da cidade.


Através do cumprimento da lei, o objetivo da ação é conscientizar condutores que insistem em estacionar em calçadas e praças da cidade, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este tipo de atitude, configurada irregular, ainda põe em risco a segurança de pedestres.

Na manhã desta segunda-feira, foram mobilizados dez agentes da SMTT e, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a ação aconteceu na Praça da Catedral e no calçadão das ruas João Pessoa, São Cristóvão e Laranjeiras, culminando na remoção de quatro automóveis e cinco motocicletas. À tarde, a blitz da operação aconteceu no bairro São José, com sete veículos e oito motos removidas. 


“Pelo grande número de reclamações dos pedestres e demais condutores que circulavam próximo à via do centro, era clara a necessidade da realização dessa operação. Foram feitas nove remoções e 30 notificações só essa manhã, dentre elas motocicletas e veículos tipo ‘shinerays’”, avalia o supervisor de trânsito Alcebíades Júnior.

Está na lei

Segundo o artigo 181, capítulo VIII, do CTB, estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia e canteiros centrais é infração do tipo grave, levando à remoção do veículo e aplicação de multa de R$ 127,69, bem como cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contatos

banner-fala-cidadao3