Open Source Sofware

Busca

Motorista

Educação para o Trânsito: Aracaju firma parceria com faculdade




19.02.13 14:42

 

Grupo 'A gente na Rua' aborda a problemática existente no ato de dirigir sob efeito de álcool (Fotos: Ascom/SMTT)


Com apresentação artística e palestra educativa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju participou da aula inaugural da Faculdade Maurício de Nassau na noite desta segunda-feira, 18. Para iniciar o momento, o grupo “A gente na Rua” abordou a relação insegura da ingestão de bebida alcoólica e direção, tendo a Lei Seca como referência e base legal. A intervenção artística deu o tom reflexivo sobre os perigos de dirigir em condições inapropriadas.


Atores interpretaram agentes de trânsito que orientavam cidadãos em um ambiente da própria instituição que, com a atuação teatral, dava alusão a um bar e restaurante. Neste momento, outro membro do grupo, interpretando um bêbado, se manifestou à abordagem, ressaltando sinais visíveis de embriaguez.


Em seguida, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, lembrou a necessidade de se evitar esse tipo de ocorrência. “O acidente acontece em um estalar de dedos. Respeitar a sinalização e a lei é ficar alerta aos perigos no trânsito e, assim, vivenciá-lo com humildade, propagando gentileza. A máxima ‘gentileza gera gentileza’ deve ser sempre lembrada quando estamos compartilhando este ambiente coletivo e de eterna aprendizagem”, coloca Nelson Felipe.


O diretor da instituição de ensino, Sérgio Araújo, evidenciou a importância da performance e o nível esclarecedor da abordagem do tema para os alunos, já que logo após o grupo ‘A gente na Rua’ o perito e especialista em psicologia do trânsito, Marco Aurélio Costa, realizou palestra sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária. “Não podemos deixar que o sonho se perca em um momento impensado no trânsito ao transgredir uma lei. Somos vulneráveis a esse tipo de ação”, avaliou o profissional.


De acordo com Sérgio Araújo, o momento foi esclarecedor e providencial para dar o início ao ano letivo da faculdade. “Poucas palestras foram tão proveitosas e contundentes como esta. Fantástica também a ideia passada pelo teatro da SMTT, porque a apresentação nos emociona ao pensar na probabilidade de um acidente e nos educa”.


Parceria


A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT de Aracaju, Mônica Liberato, reforçou quanto a necessidade de haver parcerias como a firmada com a instituição de ensino em questão para propagar os preceitos que humanizam o ambiente do trânsito. “Vamos, inclusive, precisar e muito de vocês. Estamos criando vínculo forte com esta faculdade e pretendemos expandi-lo a outras. Vamos trabalhar o ano inteiro com ações educativas que envolvem cada um de vocês. Por isso, sejam todos bem-vindos a este novo momento”, afirma Liberato.


As demais instituições e interessados em participar das ações educativas da SMTT em Aracaju, ou mesmo sugerir atividades, devem entrar em contato com a coordenadoria de Educação para o Trânsito através do telefone (79) 3179-1450.



Contatos

banner-fala-cidadao3