Open Source Sofware

Busca

Motorista

PMA forma condutores gratuitamente




14.03.12 19:04

 

Em seus cinco anos de existência o Centro de Formação de Condutores de Aracaju já entregou 243 carteiras de motoristas gratuitamente. (Fotos: Ascom/SMTT)

Criar fonte de renda e promover a inclusão da população carente. Com este intuito, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mantém há cinco anos o Centro de Formação de Condutores de Aracaju (CFCA), espaço que possibilita ao cidadão obter sem nenhum custo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Atualmente uma turma com 30 alunos participa do curso. Esta é a segunda turma de 2012, somente este ano 30 novos condutores foram habilitados gratuitamente. Inaugurado em 2007, por meio do Decreto Municipal nº 1.386 o CFCA já entregou mais de 243 carteiras de motoristas. Graças a uma parceria com o Detran, os beneficiários participam de aulas práticas e teóricas. Todas as aulas acontecem na Escolinha de Trânsito da SMTT.

 

Em sua 18ª turma, o curso de formação de condutores contribui para a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho. Para a aluna Edilza Cardoso, a iniciativa da Prefeitura em proporcionar à população a oportunidade de tirar a CNH sem custos é importante. “O curso amplia as possibilidades, principalmente para quem está desempregado”, lembra.

Aulas


 As aulas teóricas do curso são ministradas por instrutores de educação para o trânsito. Já as aulas práticas contam com quatro veículos da própria superintendência. Além disso, parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran oferecem também gratuitamente todos os exames médicos e psicológicos exigidos.

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Formação de Condutores, Edla Albuquerque, os alunos da autoescola do CFCA são preparados por profissionais capacitados para se tornarem motoristas conscientes. "As turmas passam por exames psicológicos, clínicos, cursos teóricos que têm duração de 15 horas e ainda às 20 horas de aulas práticas. Os nossos instrutores são agentes de trânsito e membros da equipe do programa educação para o trânsito da SMTT", explica.

 

O morador do bairro Augusto Franco e aluno da 18ª turma do CFCA, Erick Gomes, elogia o curso. “As aulas são muito boas. Os professores são atenciosos, acredito que ao fim das aulas teóricas e práticas estarei preparado e seguro para tirar minha carteira de motorista. É uma oportunidade excelente que a SMTT nos dá de tirar gratuitamente a habilitação”, diz.


Inscrições


Os interessados em se inscrever precisam cumprir os seguintes pré-requisitos: ter estudado em escola pública; estar desempregado ou ter renda inferior a um salário mínimo; e estar inscrito em algum dos programas de assistência social do governo (como bolsa família, por exemplo). Para entrar na fila de espera basta ir à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e realizar o cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1450.

Contatos

banner-fala-cidadao3