Open Source Sofware

Busca

Mobilidade Reduzida

Forró Caju 2014: SMTT apresenta plano de operação para o trânsito




16.06.14 20:52

 

Plano Integrado de Segurança da durante o Forró Caju 2014

No período de 18 a 29 de junho, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizará o Forró Caju 2014, na Praça de Eventos dos Mercados Centrais. Por isso, algumas ruas do Centro Histórico da capital sergipana serão fechadas temporariamente. Para orientar os bloqueios durante o dia e horário do evento, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e demais órgãos vinculados à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, convocaram uma coletiva realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos nesta segunda-feira, 16, para a apresentação do Plano Integrado de Segurança da durante o Forró Caju 2014.


A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, enfatizou a importância dos homens e mulheres da Guarda Municipal e da SMTT que trabalharão para que o evento aconteça com tranquilidade. "Quando falamos em Forró Caju, algumas pessoas pensam só no item segurança. ‘E aí, será que vai ter segurança?'. Vai ter segurança, sim. Haverá fluidez e a possibilidade de chegar com tranqüilidade. Quem assegura isso são os agentes da Mobilidade da a SMTT, através de um planejamento de transporte e trânsito qualificado", afirmou Georlize.


Trânsito


Neste ano, cerca de 40 agentes de trânsito estarão presentes no festejo com o objetivo de controlar e fiscalizar o trânsito e os transportes na região, garantindo a segurança de condutores e pedestres que circularão durante os 12 dias de evento, além de possibilitar uma circulação tranquila para os cidadãos que não participarão da festa.


A operação começará no dia da abertura do Forró Caju, na manhã de quarta-feira, 18, quando os agentes de trânsito farão o monitoramento da avenida Otoniel Dórea e Praça de Eventos. Às 17h30, as vias internas ao redor dos mercados serão isoladas para a circulação de veículos não autorizados. A partir desse mesmo horário, 17h30, a avenida Otoniel Dórea terá a via sentido norte/sul bloqueada, enquanto a outra funcionará em sentido duplo de circulação. Há ainda a possibilidade da via ser fechada no turno da manhã, a depender da avaliação que os agentes fizerem da área.


O diretor de trânsito da SMTT, capitão J. Luiz Ferreira orienta para que os forrozeiros deixem seus veículos em casa e sigam para a festa de ônibus, táxi e até mesmo a pé, para aqueles que moram próximo aos mercados. Ele disse que, nesta edição do Forró Caju, houve aumento da área da festa, o que poderá dificultar o acesso de muitos veículos. "O espaço isolado é grande para acomodar todas as pessoas que irão para o evento, assim como para os órgãos públicos que atuarão durantes os 12 dias. Temos também um plano de emergência e contenção junto com a Defesa Civil, priorizando para que a avenida Otoniel Dórea esteja livre no horário da festa, para uma eventual necessidade de evacuação", explicou J. Luiz.


Educação Para o Trânsito


Como em outros eventos realizados em Aracaju, o intuito da SMTT é evitar a mistura de bebidas alcoólicas e o uso imprudente de veículos, sejam eles de duas ou quatro rodas. Por isso, quem também estará presente no Forró Caju 2014 é a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência.


Nos dias do evento, haverá ação educativa na região dos mercados e em outros bairros da cidade. Ainda na entrada da festa, o cidadão será abordado por uma equipe de psicólogos e profissionais especializados nesse tipo de abordagem, além do Grupo de ‘OS CONES' de Teatro, que fará apresentações lúdicas e divertidas, conscientizado sobre o perigo de misturar álcool e direção, com ênfase no período junino e Copa do Mundo.


Vagas Especiais


Pensando na segurança e comodidade, algumas ruas na circunvizinhança dos Mercados Centrais estarão destinadas ao estacionamento e acesso de pessoas com deficiência e idosos. Próxima à entrada da festa e ao Camarote da Acessibilidade, a rua Santa Rosa ficará restrita para o acesso desse grupo à festa. Ônibus de turismo poderão estacionar na avenida Antônio Cabral, em frente ao Clube do Vasco.


As ruas do Centro que não serão fechadas poderão ser utilizadas como estacionamento, caso esta seja uma opção para ir ao forró com veículo próprio. Para os demais, e se assim preferirem, um grande bolsão de estacionamento estará localizado nas proximidades do Terminal de Integração do Mercado e avenida João Rodrigues.


Transporte


As pessoas que desejarem ir ao Forró Caju 2014 também terão a opção do transporte público. Os ônibus que têm em seu trajeto o Terminal de Integração do Mercado funcionarão normalmente, assim como as demais linhas urbanas de Aracaju, seguindo o itinerário original e os horários de circulação previstos.


Também serão disponibilizados pontos especiais para táxis. Eles estarão dispostos na avenida Otoniel Dórea, próximo ao Terminal, na avenida Antônio Cabral, em frente ao Clube do Vasco, e na avenida Coelho e Campos. O ponto dos táxis-lotação localizado, na avenida Dr. Carlos Firpo, operará para atender passageiros da região metropolitana de Aracaju.


O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, expôs que o plano foi feito pensando em toda a população aracajuana. "O objetivo é mobilidade urbana, não só dos que querem curtir, mas também das pessoas que precisam passar pela área. Não mediremos esforços para garantir essa mobilidade. No entanto, é preciso que a população faça a sua parte e seja parceira dos órgãos envolvidos, afinal, Forró Caju rima com paz, harmonia e tranquilidade", concluiu Nelson.


Veja o croqui completo da operação: http://migre.me/jRsg4

Contatos

banner-fala-cidadao3