Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Passeio Ciclístico da Primavera leva alegria e lazer na programação da Semana Nacional de Trânsito




24.09.18 10:51

 

Foto: Marco Vieira/PMA

Todos os anos a programação da Semana Nacional de Trânsito tem em seu calendário o evento mais conhecido pelos aracajuanos, o Passeio Ciclístico da Primavera. Organizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o passeio leva muita animação para os amantes da bicicleta e incentiva o uso do modal. Neste domingo, 23, vários ciclistas profissionais e amadores se concentraram na Colina do Santo Antônio para participar do passeio.

A concentração foi em um dos pontos históricos da capital sergipana e reuniu mais de mil ciclistas para percorrer pouco mais de 11km até o fim do percurso. No ato da inscrição foram entregues kits com camisetas e bonés da SMTT para os ciclistas, além de um número da sorte para participarem do sorteio de bicicletas ao final do passeio, no Parque da Sementeira.

Tendo início no bairro Santo Antônio, o trajeto seguiu pela avenida João Ribeiro, passou pela Simeão Sobral, percorreu as proximidades da Assembleia Legislativa e terminou no Parque Augusto Franco (Sementeira). Os ciclistas não se intimidaram com o sol e a alta temperatura registrada na manhã deste domingo e, para que esse caminho pudesse ser percorrido com segurança, agentes de trânsito e guardas municipais fizeram toda a escolta do passeio. “Como se trata de um evento dinâmico, não houve necessidade de bloquear ruas para que os ciclistas pudessem passar. Esse é mais um evento para abrilhantar as comemorações da semana nacional e nos sentimos satisfeitos ao ver a grande participação das pessoas”, comentou o diretor de Trânsito da SMTT Thiago Alcântara.

Contando com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com equipes da Guarda Municipal (GMA), o passeio reuniu famílias e também ressaltou a importância de se ter uma prática saudável e sustentável. “É um momento muito especial para nós da SMTT pois é uma oportunidade de integrar pessoas e socializar umas com as outras. Esta é mais uma oportunidade de refletirmos sobre esse meio de transporte que, além de ser uma forma saudável, é um modal muito importante para nós que cuidamos do trânsito como um todo”, ressaltou, Renato Telles, o superintendente da SMTT.

A senhora Edilma Menezes foi uma das participantes do passeio e este não foi o primeiro dela. “O ciclismo é uma prática com a qual já participo com minha família. Esta foi mais uma oportunidade para unir diversão com prática saudável e, ainda, comemorar a chegada da primavera. No ano passado participei e sempre que tiver qualquer atividade desta irei reunir minha família para o passeio”, afirmou.

Quem também não se intimidou com o percurso foi o senhor Welinton Bispo, de 73 anos, que todos os anos participa do passeio. “Mais um evento da Prefeitura e SMTT bem realizado, provando que a bicicleta é um instrumento de inclusão das pessoas. Sempre usei a bicicleta para ir aos quatro cantos da cidade incentivando a todos a usarem como meio de transporte não poluente, ou à prática saudável do ciclismo”, destacou Welinton.

Uma grande confraternização marcou o final do trajeto. Por meio das parcerias com o SESI, Instituto Banese, Energisa, Shopping Jardins e Riomar, RR Bike e Colégio Santana, a SMTT sorteou bicicletas entre os participantes cadastrados. Um dos sorteados foi Abel Alves, que se diz sortudo por ter ido pela primeira vez ao passeio e ter ganho um dos prêmios. “Fui incentivado pelos meus amigos e gostei muito. Só soube do sorteio quando cheguei e fiquei muito feliz porque agora tenho mais uma razão para continuar pedalando. Além de fazer bem à saúde, também fez bem à cidade”, disse.

Contatos

banner-fala-cidadao3