Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Passeio Ciclístico dá continuidade às comemorações pelo aniversário da capital




14.03.16 12:11

Foi de um dos pontos históricos da capital sergipana que mais de 300 ciclistas se reuniram na manhã deste domingo, 13, para percorrer pouco mais de 11km em um dos eventos que abre as comemorações pelo aniversário de Aracaju. Organizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o 9º passeio ciclístico Aniversário Legal teve como ponto de partida a Colina do Santo Antônio e, além de ser comemorativo, o evento ainda aliou lazer com a prática saudável do modal.


Munidos com suas bicicletas, equipamentos de proteção e o kit entregue pela SMTT, os ciclistas não se intimidaram com o sol e a alta temperatura registrada na manhã de ontem. Com animação, homens, mulheres, crianças, jovens e idosos se empolgaram para pedalar em comemoração à nossa capital.


Tendo início no bairro Santo Antônio, o trajeto seguiu pela avenida João Ribeiro, passou pela Simeão Sobral, percorreu as proximidades da Assembleia Legislativa e terminou no Parque Augusto Franco (Sementeira). Para que esse caminho pudesse ser percorrido, equipes de agentes de trânsito da SMTT fizeram a escolta do passeio. “Como se trata de um evento dinâmico, não houve necessidade de bloquear ruas para que os ciclistas pudessem passar. Esse é mais um evento para abrilhantar as comemorações do aniversário da cidade e nos sentimos satisfeitos ao ver a grande participação das pessoas”, comentou o capitão J.Luiz, diretor de Trânsito da SMTT.


Contando com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e com equipes do Guarda Municipal (GMA), o passeio reuniu famílias e também ressaltou a importância de se ter uma prática saudável e sustentável. “Nós fazemos três passeios durante o ano, mas esse é o maior deles. Esse modal está tendo um avanço muito grande na cidade de Aracaju e temos visto grupos e mais grupos se organizando para pedalar. Se tornou um lazer e faz bem à saúde”, ressaltou Selma Dantas, coordenadora de Educação para o Trânsito.


A senhora Roberta de Araújo, foi uma das participantes do passeio e este não foi o primeiro que participou. “O ciclismo foi uma prática com a qual me identifiquei e já participo de um grupo que se reúne à noite para pedalar. Esta foi mais uma oportunidade para unir diversão com prática saudável e, ainda, comemorar o aniversário da nossa cidade. No ano passado participei e sempre que tiver irei reunir os amigos no passeio”, afirmou.


Quem também participou do passeio foi a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). O secretário Carlos Eloy, por usa vez, não só marcou presença, como também percorreu todo o trajeto. “Mais um evento da Prefeitura bem realizado, provando que o esporte é um instrumento de inclusão das pessoas. Todos os envolvidos estão de parabéns por mais uma vez fazer com que demos, um passo não, mas pedalas à frente para melhorar cada vez mais nossa cidade, seja no incentivo ao modal, como meio de transporte não poluente, ou à prática saudável do ciclismo”, destacou Eloy.


De acordo com Nelson Felipe, superintendente da SMTT, a organização para evento começou dois meses antes. “Tivemos muito trabalho porque não é fácil organizar um passeio ciclístico. Temos que nos preocupar desde a organização do trânsito até os demais eventos que acontecem no mesmo dia na cidade. No entanto, todo o bom resultado se deve ao desempenho da equipe de Educação para o Trânsito”, salientou.


Uma grande confraternização marcou o final do passeio. Por meio de parcerias, a SMTT sorteou oito bicicletas entre os participantes do passeio. Uma das sorteadas foi Salete da Silva que se diz sortuda por ter participado pela primeira vez do passeio e ter ganho um dos prêmios. “Fui incentivada por minha irmã e gostei muito de ter participado. Só soube do sorteio quando cheguei e fiquei muito feliz porque agora tenho mais uma razão para continuar pedalando. Além de fazer bem à saúde, também fez bem à cidade”, disse.

Contatos

banner-fala-cidadao3