Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Mobilidade: Aracaju é a primeira colocada no Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas




13.05.15 15:59

Infográficos: Fabiana Droppa


Mais de 60 km de ciclovias, sistema de aluguel compartilhado de bicicleta (Caju Bike) e o planejamento cicloviário em uso garantiram a Aracaju a primeira colocação no Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas (RAMC). Elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), o ranking foi divulgado na última quinta-feira, 7, no site oficial da UCB.


Outras nove capitais fazem parte do ranking, entre elas, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados foram obtidos e avaliados com base em 21 itens, agrupados nas seguintes categorias: infraestrutura, promoção, informação, planejamento e recursos humanos.


Para o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, o ranking representa a recompensa de um trabalho. “Após quase dois anos de realizações em prol da bicicleta, estamos colhendo reconhecimento. Somos a única capital brasileira a alcançar a categoria B. Isso representa 5,1 na pontuação. Consideramos o índice muito bom, tendo em vista que grandes cidades, como São Paulo e Curitiba, ficaram na colocação C e D”, estimou.


Nos dados apresentados pelo ranking, Aracaju é uma das cidades que realizou atividades educativas com foco no ciclista, possui pesquisas relativas à mobilidade urbana por bicicletas, índices de acidentes e mortes envolvendo bikes, dados relativos às viagens feitas utilizando o sistema de compartilhamento de bicicletas (Caju Bike), além de contar como uma das 10 cidades a implantarem o sistema.


“Não podemos esquecer o Caju Bike. Sem dúvida, a chegada das bicicletas compartilhadas em nossa capital, deixa claro o interesse da gestão do prefeito João Alves em levar à população uma mobilidade mais humana”, completou o assessor de comunicação, Flávio Vasconcelos, falando sobre a aceitação por parte da população quando se trata do Caju Bike, que hoje, funciona com 10 estações e 200 bicicletas disponibilizadas.

Contatos

banner-fala-cidadao3