Open Source Sofware

Busca

Ciclista

SMTT promove Dia do Ciclista para crianças da rede municipal de ensino




18.08.14 18:41

 

Foto de Arquivo: ONG Ciclo Urbano

Nesta terça-feira, 19 de agosto, comemora-se em todo o Brasil, o Dia do Ciclista. E para celebrar a data, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através da sua Coordenação de Educação para o Trânsito (CET), promoverá um dia voltado para a inclusão de crianças da rede municipal de ensino nas questões do trânsito, bicicleta e cidadania.


O evento acontecerá amanhã em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na sede da Escolinha de Trânsito do órgão, as crianças terão aulas de pedal, várias oficinas e muita diversão. A ideia é integrar as regras de trânsito com música, jogos e brincadeiras, proporcionando um dia animado e que crie nos alunos um sentido de respeito ao ciclista, além de incentivar o uso da bicicleta.


Quem também participará do evento, é a ONG Ciclo Urbano, trazendo a Escola Bike Anjo (EBA). Nesse projeto, ciclistas já experientes ensinam gratuitamente adultos e crianças que possuem algum tipo de medo em enfrentar o trânsito em duas rodas ou ainda não sabem pedalar.


Incentivo


Aracaju é uma cidade que possui características próprias que estimulam o uso da bicicleta. É praticamente plana e conta com quase 60 Km de ciclovias em toda a cidade. Além disso, a Prefeitura de Aracaju trouxe recentemente o projeto de aluguel compartilhado de bicicletas, o Caju Bike. Desde que foi iniciado, em março deste ano, mais de 25 mil viagens foram realizadas.


Dia do Ciclista


O Dia do Ciclista foi instituído pelo Congresso Nacional em Projeto de Lei da Câmara nº 43, de 2008, após dois anos da morte do graduando em Biologia, Pedro Davison. O ciclista foi atingido por um motorista no Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Além de não prestar socorro a Pedro Davison, o condutor do veículo transitava com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.


Segundo a justificação do Projeto de Lei, o objetivo da data alusiva é incentivar "a população brasileira a praticar uma reflexão sobre os problemas do trânsito e sobre a conveniência de nos debruçarmos sobre a necessidade de pavimentarmos uma política que configure, na realidade, uma política de Estado voltada para garantis, a todos, efetiva Mobilidade Social".


Serviço


O quê: Atividades alusivas ao Dia do Ciclista

Quando: Terça-feira, 19 de agosto de 2014. Das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Onde: Escolinha de Trânsito da SMTT, Rua Olimpio de Souza Campos Junior, n°100 (atras do Teatro Tobias Barreto).


Contato: Flávio Vasconcelos, coordenador de Comunicação Social da SMTT - (79) 8878-9474

Contatos

banner-fala-cidadao3