Open Source Sofware

   

Busca

Ações Educativas

Maio Amarelo: A SMTT de Aracaju promove encenação de morte para conscientizar sobre a segurança no trânsito




14.05.25 18:38


A cena impactante da morte foi utilizada, na manhã desta quarta-feira, 14, para trazer um alerta sobre a necessidade de se fazer um trânsito mais seguro. A ação, promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação no Trânsito (CET), foi realizada no cruzamento das avenidas Ivo do Prado e Barão de Maruim.

No local, a equipe do Grupo Cones de Teatro fez uma encenação que mostrava personagens como a morte e uma vítima fatal de um sinistro de trânsito. Quando o semáforo fechava, motoristas e motociclistas observavam a cena, que levava uma reflexão sobre a importância da condução segura no trânsito. Além da encenação, a equipe também distribuiu panfletos informativos e conversou com os condutores, com o objetivo de conscientizá-los.

Segundo o agente de trânsito Reinato Santos, esta é mais uma das diversas ações que a SMTT tem promovido no sentido de reduzir sinistros e mortes no trânsito. “Desta forma, trazemos um alerta e um chamado para que a população tenha um comportamento mais seguro e comece a observar o trânsito de maneira mais atenciosa, pois a gente se distrai muito facilmente. É importante observar o outro, observar o pedestre, o ciclista e todos os que fazem parte do trânsito”, afirmou.

Ele explica que a encenação, que trouxe elementos como a morte, tem um grande poder de conscientização dos condutores. “Trazendo desta forma, a gente consegue trazer um impacto muito grande para as pessoas. Os condutores quando passam por aqui, observam e se sentem impactados e assustados com a imagem, que infelizmente retrata a realidade do nosso trânsito”, destacou.

Alguns condutores e pedestres que trafegavam pelo local se mostraram reflexivos com toda a atuação do Grupo Cones, principalmente porque a cena carregava a mensagem da necessidade de se ter mais atenção ao trânsito. Foi o caso da professora Francieli Oliveira Santos, que estava conduzindo uma moto. “A imagem desta encenação me chamou bastante a atenção, pois mostra a realidade do trânsito. Eu ando de moto e já fui vítima de três acidentes. Temos que dirigir para nós e para os outros também”, disse.

Opinião semelhante teve a aposentada Rosemeire Oliveira dos Santos, de 63 anos, que estava passando a pé pelo local. “Uma ação como essa é bastante educativa, pois as pessoas precisam ter mais atenção ao dirigir. É muito importante trazer para a rua esses personagens, essa encenação, para mostrar que se todo mundo seguir as regras de trânsito, haverá menos acidentes e menos mortes”, declarou.

Contatos