Open Source Sofware

   

Busca

Ações Educativas

Educação para o trânsito da SMTT leva mensagem de conscientização sobre o trânsito a motoristas e pedestres




29.01.25 22:53

 

Com o objetivo de conscientizar e alertar os condutores de veículos sobre a importância de dirigir com mais segurança e evitar acidentes, bem com respeitar as sinalizações, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) e do grupo Cones de Teatro realizou nesta quarta-feira, 29, mais uma ação educativa, desta vez no cruzamento das avenidas Ivo do Prado e Augusto Maynard.


O slogan utilizado pela equipe foi: ‘O luto, qual a sua escolha?’. Para a coordenadora da CET, Monike Barbosa, promover a conscientização de forma lúdica é de substancial importância. “Nesta ação educativa realizada pela nossa equipe da CET nós trabalhamos com o grupo teatral Cones alguns eixos como segurança viária, a sinalização de trânsito e o comportamento do condutor, que é algo determinante, além da questão do respeito à faixa de pedestre”, explicou a coordenadora da CET.


Utilizando música e muita animação, a equipe levou, também para reflexão o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida!”, com o principal objetivo de mostrar a importância de parar na faixa de pedestres. Cada vez que o semáforo ficava vermelho e os carros paravam, os membros do grupo conversavam com os motoristas e motociclistas, passando orientações sobre o respeito à faixa.


Os que atravessavam a avenida também receberam mais informações. Foi o caso do aposentado Milton dos Santos, de 80 anos, que passava pelo local e aprovou a realização da ação. “Desde que eu dirijo, e já faz tempo, que eu sei que a prioridade no trânsito é as hoje em dia muita gente já não respeita mais. Uma ação como essa da SMTT, é muito boa porque tudo o que é passado aqui para os motoristas pode conscientizá-los a respeito dessa necessidade de respeitar e ter mais empatia. Isso faz com que se reduza mais os acidentes no trânsito”, disse.


A condutora Nane Ramos, ao parar o seu veículo, também recebeu panfletos e conversou com a equipe do grupo Cones. “Eu acho uma boa iniciativa, porque às vezes o nosso dia a dia é tão corrido que a gente acaba não percebendo que, no trânsito, o que vale é a gente estar em paz”, afirmou.

Contatos