Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

Ação educativa na Tancredo Neves conscientiza população sobre segurança do pedestre




08.08.19 13:57

 

Para comemorar o Dia Mundial do Pedestre, celebrado nesta quinta-feira, 8, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju promoveu uma ação educativa para conscientizar pedestres e condutores sobre a importância da travessia segura. A atividade foi realizada nas primeiras horas da manhã na avenida Tancredo Neves. 


Na ocasião, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito e o Grupo Cones de Teatro, ambos mantidos pela SMTT, auxiliaram a travessia nas faixas de pedestres e abordaram condutores para informar sobre a importância de ter um comportamento seguro no trânsito, que zele pela segurança das pessoas que transitam a pé.

 

Assim como os condutores, os pedestres também precisam ter consciência dos seus direitos e deveres no trânsito. É importante respeitar o espaço destinado a veículos ou bicicletas (no caso das ciclovias), atravessar sempre na faixa, aguardar o semáforo fechar e, como gentileza só faz bem, agradecer ao motorista que der preferência para a travessia em áreas sem sinalização eletrônica. 

 

Além de levar informação e auxiliar a quem queria atravessar nas faixas em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a equipe da SMTT também chamou a atenção dos condutores sobre cederem a preferência aos pedestres, não só onde estava acontecendo a campanha, mas também em outros lugares da cidade. 

 

A estudante Natiele Santos Leal foi uma das centenas de pessoas abordadas na atividade desta manhã e elogiou a iniciativa da SMTT. “Toda ação que visa conscientizar a população em prol de sua própria segurança é muito bem-vinda”, disse. Opinião semelhante tem a estudante Crislaine Monteiro. “Muita gente conhece as Leis, mas não cultivam o hábito. Por isso as ações de conscientização são importantes”, avaliou.

 

Campanha educativa

 

A educação para o trânsito é considerada um dos pilares mais importantes na gestão do trânsito de Aracaju. Por isso, a SMTT vem realizado diversas campanhas educativas com foco na conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito e na proteção dos ciclistas e pedestres, focando, especialmente, em ações nas ruas e avenidas da cidade, além dos estabelecimentos de ensino. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, foram realizadas mais de 145 ações. 

 

“A educação é fundamental para a construção de um trânsito seguro e temos feito ações diariamente para conscientizar a população. Estamos trabalhando, sobretudo, para diminuir os índices de acidentes e dar mais segurança viária a condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas”,  afirma o superintendente da SMTT, Renato Telles.


Contatos

banner-fala-cidadao3