Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

SMTT alerta motoristas para risco do uso de telefone ao volante




29.05.17 19:37

 

Foto - ASCOM SMTT

Você digita, olha para o trânsito, olha para baixo, digita novamente e assim vai... Quando o condutor usa o celular vai perdendo a noção do que está acontecendo no trânsito. Um carro pode mudar de pista e alguém pode atravessar fora da faixa de pedestre, por exemplo. E, distraído, o condutor não prestará atenção. Mesmo com tantos alertas, muitos motoristas ainda se arriscam.


“É imprescindível que os condutores não façam o uso do celular enquanto dirigem, seja qual for o tipo de situação. Se é algo muito urgente, a orientação é estacionar o veículo e, aí sim, utilizar o aparelho. O uso do smartphone parece uma atitude muito simples, mas é perigosa: pode ocasionar desde uma colisão simples até um acidente fatal”, ressaltou um dos supervisores de trânsito da SMTT, Rennan Andrade.


Segundo Lijane Silva, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito (PVT), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), existe um número crescente de acidentes de trânsito envolvendo o uso do telefone celular. “Através do acesso a vídeos e fotos de acidentes, e das análises de profissionais da área, percebemos um crescente número de acidentes por uso do celular, e é aumento que nos preocupa bastante”, frisou.


O tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença’, do ‘Maio Amarelo’ deste ano, contribuiu para a conscientização dos condutores sobre o risco dessa atitude, de acordo com Lijane.“Um segundo faz a diferença no trânsito e um dos segundos que estão fazendo a diferença é o uso do celular. Você pensa que vai desviar por um segundo o seu olhar e não vai acontecer nada e neste momento as coisas acontecem”, fala.


Para o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, o uso de telefone ao volante coloca em risco não só a vida do próprio condutor, mas também a de outras pessoas. “O uso de celular comprovadamente diminui a atenção e os reflexos do motorista e, consequentemente, aumenta a possibilidade de acidentes”, pontou o diretor e acrescentou “Não vamos falar ou manusear celular enquanto estamos dirigindo. Minha Escolha faz a diferença”.


Saiba Mais


De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o uso de celular só é possível quando o veículo estiver estacionado. Enquanto ele estiver em deslocamento, o aparelho só pode ser utilizado na função GPS e deve ser fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado.


Nos quatro primeiros meses deste ano, em Aracaju, foram 5.739 autuações por causa do uso do celular ao volante. A infração pode ser considerada média, no caso do condutor que, mesmo falando ao telefone, está dirigindo com as duas mãos; ou gravíssima, quando o motorista manuseia o aparelho enquanto apenas uma das mãos está ao volante. No primeiro caso, a penalidade é de 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16. No segundo, 7 pontos e R$ 293,47.


Maio Amarelo



O uso do telefone celular com o veículo em deslocamento é uma das atitudes que estão no foco da campanha ‘Maio Amarelo’ deste ano, cujo tema é ‘Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito’. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o risco de se envolver em um acidente quando o condutor está usando o celular pode aumentar até 400%.

Contatos

banner-fala-cidadao3