16.12.24 17:25
A implantação de um novo cruzamento semafórico na avenida Tancredo Neves tem sido sinônimo de organização e segurança para os que utilizam a via ou residem nas imediações. A medida, implementada pela Prefeitura de Aracaju, é parte do projeto de reestruturação da localidade, que ainda englobou o recapeamento asfáltico da via, a reforma das calçadas e ciclovia, bem como a instalação de novos abrigos de ônibus.
Para a terapeuta holística, Fátima Gomes, que reside na região, o novo cruzamento semafórico, de fato, ampliou as opções de acesso para os condutores que transitam na localidade. “Com o cruzamento ficou bem melhor. As faixas também estão bem definidas, o que tornam mais seguras as travessias. Sem dúvidas, a nova sinalização tende a trazer mais organização e mais segurança nos trajetos”, declarou.
O ciclista Rubem Ramos utiliza constantemente a avenida Tancredo Neves e aprova a organização do trânsito local. “Melhorou muito porque antes da obra os condutores não respeitavam a sinalização, chegando a ultrapassar o sinal vermelho e tornando perigosas as nossas travessias. Agora, os condutores e motociclistas são obrigados a parar no sinal vermelho, por conta do cruzamento semafórico que foi implantado”, afirmou o cidadão, que reside no Conjunto Castelo Branco.
Fluidez no trânsito
Com o novo cruzamento semafórico, quem trafega pelo Largo da Aparecida, pela avenida Escritor Graciliano Ramos, poderá acessar à Tancredo Neves diretamente em direção à zona Norte. Da mesma forma, a interseção com a avenida São João Batista permitirá o fluxo direto para o sentido Sul, simplificando significativamente os trajetos e diminuindo os tempos de deslocamento.
O autônomo Damião Souza garante que está gostando da nova organização do trânsito nesse trecho. “Se o cidadão saísse do Atacadão para fazer o retorno, tinha que percorrer mais longa distância, e agora, há possibilidade de retornar na proximidade, o que facilitou mais para o condutor de veículo. As mudanças estão aprovadas, sim”, enfatizou.
O personal trainer Kaique Santos é motociclista e já sabia das alterações no trânsito no trecho da avenida Tancredo Neves. “Ficou melhor. Havia desrespeito à sinalização. Agora, com as mudanças locais e com a presença dos agentes de trânsito, certamente, facilitará a organização do fluxo de veículos”, disse.
Monitoramento e obra
Durante o período de adaptação dos condutores ao novo cruzamento semafórico, os agentes da SMTT permanecerão no local, monitorando o trânsito. A inserção do novo cruzamento faz parte da extensa obra de reestruturação da Tancredo Neves, gerenciada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O projeto, que absorveu um investimento de R$ 26.673.726,92, incluiu também melhorias, como fresagem do pavimento, recapeamento asfáltico e atualização da rede de drenagem.