Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT assina termo de compromisso para redução de mortes no trânsito em Aracaju




29.07.22 11:14

 

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, assinou, junto a representantes de outros órgãos do Estado, na manhã deste quinta-feira, 28, o termo de compromisso para a implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em Aracaju. O plano tem metas e ações que visam a redução de, no mínimo, 50% das taxas de mortes no trânsito até 2028.

A solenidade de assinatura do termo aconteceu na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) e contou com a participação de representantes de órgãos de trânsito do estado e da União.
 
O superintendente da SMTT, Renato Telles, ratificou o compromisso de Aracaju com o Pnatras e reforçou a importância de ações voltadas para educação e conscientização da população para conseguir fazer um trânsito mais seguro para todos. 

"Esse é um momento importante porque, mesmo já tendo esse compromisso da redução dos acidentes, hoje foi oficializado. O Pnatrans é o plano que irá nortear estados e municípios para desenvolver ações com o objetivo de reduzir os índices de acidentes. Temos uma equipe, na SMTT, dedicada, exclusivamente, às ações de educação para o trânsito e realizamos atividades todos os dias em pontos estratégicos da cidade, chamando a atenção da população para a segurança no trânsito. Agora, com a formalização desse compromisso, intensificaremos, ainda mais, nossas ações e implementaremos os ajustes necessários para reduzir os acidentes e as vítimas no trânsito, que é o sempre o nosso principal objetivo", aponta Telles.

O Secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico Carneiro, estava no evento e falou da importância da integração e compromisso de todos os órgãos para atingir o resultado do plano.

"É necessário um engajamento entre União, estados e municípios de maneira coordenada. Sem essa integração, a gente não consegue. A proposta do plano é que se crie um grupo de trabalho, aqui em Sergipe, envolvendo os órgãos de trânsito para que cada um observe quais são as suas ações e responsabilidades e, a partir daí, planejar a implementação de cada uma delas. Temos um planejamento a ser cumprido para conseguirmos reduzir a violência no trânsito", ressalta Frederico. 

Pnatrans

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Plano passou por uma revisão, em 2021, e o objetivo neste momento é colocá-lo em prática e implementar as ações que tem potencial, segundo o Governo Federal, de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028.

Contatos

banner-fala-cidadao3