Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Dia do Motociclista: SMTT promove ação educativa para conscientizar condutores




27.07.22 18:50


O Dia do Motociclista, comemorado nesta quarta-feira, dia 27, foi marcado por uma blitz educativa realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, na avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas da capital sergipana. Os motociclistas que passaram pelo local receberam noções básicas de segurança ao pilotar, como o uso correto do capacete e de calçados adequados, e também mensagens sobre o respeito aos limites de velocidade e a sinalização viária. 

A ação foi realizada em parceria com o Sest/Senat e teve como objetivo principal a conscientização dos condutores de ciclomotores e de motocicletas e a consequente redução dos índices de acidentes de trânsito. 

Em Aracaju, nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas 674 ocorrências envolvendo veículos de duas rodas e 13 óbitos de condutores de motocicletas, o que representa mais de 56% dos registros de óbitos causados por acidentes de trânsito na cidade.

O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, ressalta a importância das atitudes individuais para reduzir esse índices de acidentes. 

“Aproveitamos a data para chamar a atenção dos motociclistas para a segurança no trânsito. Esse é o meio de transporte que mais se envolve em acidentes e a maioria poderia ser evitada com atitudes mais prudentes e seguras, como o uso correto do capacete, o respeito aos limites de velocidade, à sinalização viária e à legislação de trânsito. Se o condutor segue essas orientações que foram reforçadas na ação educativa, ele já reduz muito as chances de se envolver em acidentes”, alerta o diretor.

O motociclista Robson Alves passou pela blitz educativa e aprovou a iniciativa. 

“É importante que essas ações sejam realizadas para que as pessoas sejam mais conscientes no trânsito. Todos precisam entender que as infrações causam acidentes, que podem ser graves e causar mortes”, considera Robson. 

A motociclista Bruna Santiago também reconhece a relevância das ações educativas na cidade.

“Todo motociclista sabe que é preciso ter muito cuidado ao pilotar uma moto, mas, com o dia a dia, acabamos nos acostumando e perdendo o medo. E é ai que acontecem os acidentes. Então, essa ação serve para nos lembrar que somos uma das partes mais frágeis do trânsito e precisamos estar muito atentos sempre”, lembra Bruna.



Contatos

banner-fala-cidadao3