Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Semana Nacional de Trânsito: SMTT promove ação educativa em shopping da capital




21.09.18 17:27

Fotos: Ascom/SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com o Detran, a Polícia Rodoviária Federal, a Uninassau, o Sindicato das Autoescolas (Simpase) e estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou uma ação educativa em alerta pela vida e respeito e aos direitos da pessoa com deficiência física no trânsito de Aracaju. A atividade realizada nesta sexta-feira, 21, no Shopping Jardins, na zona Sul da cidade, faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.


Os condutores e pedestres que passavam em frente ao shopping foram abordados pela equipe da Educação para o Trânsito da SMTT e alertados sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito e evitar acidentes. De forma lúdica, o Grupo de Teatro da SMTT, Cones, se também se apresentou no palco montado na praça de eventos e na área externa do estabelecimento. Idosos, cadeirantes e demais frequentadores do shopping também foram abordados e receberam noções básicas de respeito às vagas especiais.


O agente de trânsito Diego Soares ressaltou a importância dos condutores respeitarem as leis de trânsito e o direito das pessoas com deficiência . “Estamos realizando diversas atividades nesta semana nacional com o intuito de levar sempre a mensagem das boas práticas para os cidadãos. Uma hora ele pode ser um pedestre ou ciclista ou até mesmo condutor, e cada um precisa fazer sua parte para evitar acidentes e o desrespeito às leis”, disse.


Na área interna do shopping também foram realizadas exposições com equipamentos do Detran e da Polícia Rodoviária Federal. Quem passou pelo local pode conferir quais os equipamentos usados pelos órgãos relacionados ao trânsito em nossa capital.


O superintendente substituto da PRF, Gabriel Melo, apresentou os materiais aos interessados. “Participar da Semana Nacional é muito importante para mostrar também um pouco das tecnologias usadas pelas nossas equipes para fiscalização, perícia em acidente de trânsito e melhorias na sinalização viária”, complementou o superintendente.


O Detran, juntamente com o Sindicato das Autoescolas da capital, levou o “Carro Simulador” para apresentar como são feitas as aulas práticas para os novos condutores. “Senti como se tivesse trafegando pelas ruas da cidade mesmo. Ajuda a perder o medo de encarar o trânsito de verdade”, disse a estudante Iracy Menezes.


A Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran) também participou das atividades, passando informação sobre direção e álcool, apresentando dicas e levando o equipamento “Bafômetro”, utilizado para testes do nível de consumo de álcool do condutor.


A exposição ficará até as 22h desta sexta-feira e neste sábado, 22, estará a partir das 8h, em frente ao antigo Hotel Palace, no centro da cidade. Na rua João Pessoa também haverá as comemorações do Dia Mundial Sem Carro, onde um trecho da rua será fechado para a circulação exclusiva de pedestres e ciclistas.


Confira a programação para os outros dias de atividades da Semana Nacional de Trânsito:


Sábado – 22/ setembro
• 8h Rua viva
Local: Em frente ao antigo Hotel Palace


*Domingo – 23/ setembro*9
• 7h PASSEIO CICLISTICO DA PRIMAVERA
Concentração: Colina de Santo Antônio
Largada às 8h
Chegada: Parque da Sementeira


Segunda – 24/ setembro
• 14h30 Palestra: Quem é você no trânsito”
Local: SEST/SENAT


Terça – 25/ setembro – Encerramento
• 7h Ação: Blitz Educativa – SMTT E PARCEIROS
Local: Av. Tancredo Neves, HUSE

Contatos

banner-fala-cidadao3